Recolhimento de rede do barco Vencedor III segue nesta segunda-feira
Cerca de 50% da rede de pesca do barco Vencedor III já foi retirada das águas do canal de acesso ao Porto. O equipamento, com cerca de oito quilômetros de extensão, acabou se soltando do pesqueiro no momento de seu naufrágio, após colisão com o navio cargueiro WL Kirillov, na manhã da última segunda-feira,12.
Na sexta-feira,16, uma embarcação trabalhou na recuperação do material, porém em razão de suas dimensões não conseguiu concluir a atividade naquele dia. O serviço teve continuidade durante o final de semana e a Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) trabalha na obtenção de um guincho de maior porte para facilitar a retirada.
A atividade de recolhimento foi organizada de maneira a garantir o uso do canal de acesso ao Porto com toda a segurança, com o acompanhamento da Capitania dos Portos, apoio da Praticagem da Barra e dos terminais próximos. Uma reunião, na manhã desta segunda-feira, na sede da Portos RS, definiu os próximos passos da ação.
Para garantir maior tranquilidade no recolhimento, a rede, que ainda se encontra submersa, está sendo rebocada para fora do canal, onde seu recolhimento se torna facilitado e não impacta no fluxo aquaviário. O encontro desta manhã contou, também, com a participação de representantes da empresa de salvatagem contratada pela Portos RS.
Assessoria de Comunicação e Marketing – Portos RS
Foto: Divulgação Portos RS