Refinaria doa Book Truck para Rio Grande
O furgão que leva a cultura sobre rodas é doado pela Refinaria Riograndense para Rio Grande
O projeto cultural BOOK TRUCK nasceu para alimentar culturalmente e incentivar à leitura em todas as cidades por onde passou. O Projeto é uma ação de responsabilidade social patrocinada pela Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR) com a utilização da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. No interior do furgão, além de uma bela e climatizada sala de leitura, o projeto oferece na área externa um espaço de convivência para os visitantes propicio para atividades culturais. O acervo de livros com cerca de 500 títulos atende a todas as idades, incluindo audiolivros e exemplares em braile.
Em junho de 2018 o furgão promoveu momentos especiais para estudantes e população em Rio Grande. Após a passagem pela cidade, o furgão itinerou por 21 cidades brasileiras e agora retorna em definitivo para Rio Grande e será doado para a Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura, que conjuntamente com a Secretaria Municipal de Cultura darão continuidade ao projeto junto à comunidade, escolas e bibliotecas públicas.
A RPR localizada em Rio Grande (RS), tem mais de 80 anos de atuação, sendo a mais antiga Refinaria em operação no País que comercializa produtos derivados de petróleo. A empresa tem preocupação permanente com o equilíbrio entre a produção industrial, a preservação do meio ambiente e a promoção da qualidade de vida, objetivando o crescimento socioeconômico sustentável e o desenvolvimento de projetos que beneficiem a comunidade onde está inserida. Desta forma é mantenedora do Banco de Alimentos do Rio Grande e participa do Projeto Pescar, que promove a formação de jovens em situação de vulnerabilidade social para o ingresso no mercado de trabalho.
A VR Projetos Culturais, idealizadora do Book Truck, desenvolve projetos de alto poder de transformação socioculturais, atuando há quase 10 anos no mercado, assessorando empresas no desenvolvimento de ações de Responsabilidade Social Empresarial de forma planejada e monitorada, com a utilização do Imposto de Renda e demais recursos de incentivos fiscais.
Texto e Foto: Assessoria de Comunicação Refinaria de Petróleo Riograndense