Relatório aponta queda de 2,86% no custo do cesto básico em Rio Grande no mês de abril
Comparação do valor foi realizada a partir dos dados do mês de março
O Centro Integrado de Pesquisas (CIP) do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac) realiza estudos mensais que monitoram o custo do cesto básico na cidade de Rio Grande. No mês de abril, houve uma queda de 2,86%, passando de R$1023,65 no mês de março para R$994,37 em abril.
Isso significa que o custo de vida das famílias no município de Rio Grande ficou mais barato em R$29,27 para os produtos básicos de alimentação, higiene e de limpeza. De acordo com o relatório, 19 produtos apresentaram aumento de seus preços, 31 apresentaram queda e um manteve seu preço inalterado.
Os produtos que apresentaram maior variação dos preços no mês foram tomate com +14,75%, repolho com +13,70%, sabonete com +12,05% e sabão em pó com +11,83%. Por outro lado, os produtos que tiveram as maiores quedas na variação dos preços foram amaciante de roupas, -43,70%, laranja, -40,02%, mamão, -36,58% e batata inglesa, -33,19%.
Outra análise importante que é revelada através do comportamento dos preços dos produtos do custo do cesto básico é a contribuição de cada produto no custo do total, ou seja, o peso de cada item consumido que é o resultado da multiplicação do seu respectivo preço pela quantidade total consumida pelas famílias. Assim, os produtos que mais contribuíram para o aumento do custo do cesto básico em abril foram sabonete, pão francês 50 gr., sabão em pó e carne bovina. Por outro lado, no sentido oposto, os produtos que mais contribuíram para a diminuição do custo do cesto, foram a batata inglesa, a laranja, a carne de frango e o mamão.
Metodologia
O relatório apresenta a análise do custo do cesto básico, composto por 51 produtos divididos nos grupos de alimentação, higiene, limpeza e gás de cozinha, além de cigarro e cerveja. As despesas do cesto básico correspondem, em média, a uma família de três pessoas com uma faixa de renda média de um a 21 salários mínimos.
A metodologia que gerou o cesto básico envolve o comportamento das famílias em relação aos principais itens adquiridos mensalmente. Por isto, mesmo que teoricamente não faça sentido o cigarro e a cerveja serem itens básicos no consumo das famílias, o cesto básico reflete as escolhas tomadas pelas famílias.
Mais informações sobre o relatório podem ser conferidas no documento abaixo.
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Pixabay