Religiosidade é o destaque do Festimar nesta Sexta-feira Santa
Nesta sexta-feira Santa, 07 de abril, o Festival do Mar acompanhou os principais momentos de reflexão e religiosidade da comunidade rio-grandina e nortense. Durante o dia, procissões e visitações às Igrejas marcaram o dia. Em Rio Grande e São José do Norte, a encenação da Via Sacra, que remonta o momento da crucificação de Jesus Cristo, foi o ápice das atividades.
No Rio Grande, as atrações iniciaram cedo. Às 7h, os fiéis se reuniram para a Caminhada Penitencial, que fez uma visita às sete igrejas da cidade, partindo da igreja do colégio Coração de Maria e seguindo em uma caminhada única e santa. Durante a tarde, a Procissão do Senhor Morto, partiu da Igreja do Nosso Senhor Bom Fim e percorreu ruas do centro da cidade até o Largo Dr. Pio, na Catedral de São Pedro, onde o Padre Gil realizou a benção final. Sobre a procissão, o Padre Éder, da Igreja do Bom Fim, falou: “essa procissão é uma tradição na nossa cidade. É o sentido de nós colocarmos em Cristo, olhando para a imagem Dele morto, as nossas misérias, os nossos pecados, as nossas fraquezas, porque também nós vamos celebrar a Ressurreição”, explicou o padre sobre o sentido do evento.
Tradição
O Festimar recebeu, nesta sexta-feira, 07, uma roda de chimarrão com Prendas e Peões titulados do MTG. O evento teve como objetivo promover a socialização da comunidade com os titulados em uma atividade descontraída e sem muitas formalidades. Conforme a 3ª Prenda do Rio Grande do Sul, Daiana Dal Ross, a ciranda cultural de prendas é um evento que valoriza o conhecimento da mulher gaúcha. “As prendas têm essa missão de através do conhecimento da história, do folclore, da tradição, do tradicionalismo e da geografia do nosso estado, utilizar o tradicionalismo como instrumento de transformação social, de fazer a diferença nas suas comunidades”, declarou.
Esporte
Nesta sexta-feira, 07, também iniciou o Torneio Festimar de Padel, que contou como fase classificatória para a disputa do Brasil Padel Tour. Depois de definidas as duplas classificadas, aconteceram os jogos da Primeira Rodada do Quadro Principal. Maycon Silva, um dos envolvidos na organização do evento, pontua que o torneio vem para “mostrar que Rio Grande está muito perto do melhor quadro do Brasil” na modalidade. Além disso, Lucas Silveira, padelista com três participações em Mundiais pela Seleção Brasileira de Padel, afirmou que “Rio Grande é uma cidade que sempre teve ótimos jogadores e hoje em dia possui uma estrutura física nos clubes que não perde para nenhuma estrutura de outra região do país e até fora do Brasil”. O Torneio segue até domingo, 09.
O 1º Torneio Festimar de Tiro Esportivo teve seu encerramento na tarde desta sexta-feira, 07. Foram realizadas as provas da Copa Festimar de IDSC (com 15 disparos) e de IPSC (com 18 disparos), no Clube Tiro, Caça e Pesca do Rio Grande. Além da competição, o evento também contou com uma pista de airsoft para os visitantes. A organização do 1º Torneio Festimar de Tiro Esportivo é de Flávio Karam Jr., Instrutor de Armamento e Tiro e de Rafael Gonçalves, Diretor de Tiro do Clube. As duas primeiras provas, nas modalidades Trap e Desafio dos Metais, tiveram sua disputa na última quarta-feira, 05.
Sábado
Neste sábado, 8, no Centro Histórico ocorrem o Encontro das Kangoozeiras, a partir da 17h. O Rio Grande Yatch Club realiza o Velejaço Noturno, com saída prevista para 18h. A noite do Reggae contará com o show da banda gaúcha Chimarruts, totalmente gratuito para comunidade. O palco estará localizado em frente a Prefeitura do Rio Grande.
Já no Sindicato Rural os destaques da programação ficam por conta da 1ª Copa Festimar de Paleteada da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo – Núcleo RG. Das atrações noturnas, shows de Ranieri Laufer, Alexandre Taveira e o grande show de Ricardo Bergha. As atividades são gratuitas.
No Cassino, além das atividades musicais destaca-se o Desfile Temático Estação Páscoa, a partir das 18h30, na Av. Rio Grande. Na área esportiva, os destaques são a Taça Festimar de Futebol 7 no CT parque de Bola, a 1ª Copa Festimar de Futebol de Base, no Estádio Aldo Dapuzzo e, o 2º Grand Fondo de ciclismo.
Ascom Festimar
Foto: Marcos Jatahy