Restaurante Popular chega a um ano de atividades com mais de 40 mil refeições servidas
Perto de completar um ano de funcionamento, o Restaurante Popular Oriente Hias tem se consolidado como importante equipamento público de política social em nosso município. Por meio da oferta de refeições a baixo custo ou até gratuitas, o restaurante tem oportunizado o acesso a uma alimentação saudável, balanceada, em quantidade necessária e de bom gosto, proporcionando, assim, melhores condições de vida a muitos rio-grandinos.
Em quase 12 meses de atuação, foram fornecidas mais de 40 mil refeições nutricionalmente balanceadas, beneficiando mais de 2 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e usuárias de políticas de assistência social. Em média, são servidos mais de 3 mil pratos por mês. Os dados são secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS).
Destas refeições, 50 são disponibilizadas por dia de maneira gratuita para pessoas em situação de rua, no Centro de Referência para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop). Além disso, 10 são encaminhadas para o Hospital Universitários, ação de contrapartida social da Gesto. O restante, 107 refeições diárias em média, são servidas no Restaurante Popular.
Para a secretária de Cidadania e Assistência Social, Ana Fausta, a questão da insegurança alimentar é uma realidade para muitos rio-grandinos e, apesar das adversidades, a Prefeitura tem atuado para que a comunidade tenha acesso à alimentação adequada e de qualidade. “Essa política de gestão alimentar é um grande desafio para a gestão, pois quando a SMCAS desenvolveu esse projeto e o município levou a diante, existia um repasse do governo federal específico para o serviço. Quando foi implantado o restaurante, esse repasse já não existia. Foi o início do desmonte das políticas sociais por parte do Governo Federal. E a Prefeitura assumiu esse desafio com recursos próprios, garantindo a comunidade o acesso a uma alimentação de qualidade, em especial no caso da população em situação de rua, e diante de um momento onde a insegurança alimentar representa uma grande demanda em nossa cidade”, declarou.
O Restaurante chega a seu primeiro aniversário na próxima sexta-feira (31), e já está agendado uma atividade alusiva para a comemoração da data. A ação ocorre a partir das 10h, no Restaurante Popular. Haverá sorteio de brindes, almoço especial e um bingo de aniversário. A realização é Gesto, Organização de Sociedade Civil (OSC ) responsável pela administração do restaurante, e conta com a parceria da SMCAS e da ONG Doe Amor.
O restaurante está localizado no Bairro São Miguel, na Rua Rodrigo Duarte 537, em espaço cedido pela Associação de Amigos da Creche Doe Amor. O local é aberto a toda a comunidade, mas tem como público prioritário as pessoas beneficiadas com o Bolsa Família ou em insegurança alimentar, que são acompanhadas pelo CRAS e que não possuem acesso regular e continuo a alimentação.
Demanda Popular e a Gesto
A implantação do Restaurante Popular foi uma demanda da população rio-grandina, estabelecida por meio do Orçamento Participativo Popular (OPP) no ciclo de 2014 e 2015, quando foi votado com prioridade pelos delegados em assembleia no centro da cidade. Para poder atender a demanda, o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), firmou termo de colaboração com o Grupo Pela Educação, Saúde e Cidadania (Gesto) para a instalação do Restaurante Popular em Rio Grande, que está em funcionamento desde o início do mês de fevereiro de 2019.
A Gesto é uma Organização de Sociedade Civil (OSC), sem fins econômicos, fundada em 2003 com o objetivo de contribuir com a diminuição das vulnerabilidades através da elaboração e desenvolvimento de projetos que contribuam para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida de famílias e indivíduos, em especial os usuários das Políticas Sociais.
A organização já atuava a com o Restaurante Popular em Pelotas e também passou a ser a responsável pelo serviço em nossa cidade, colaborando com os alimentos in natura, além da elaboração e fornecimento das refeições. A produção é supervisionada periodicamente pela nutricionista da Gesto e pelas nutricionistas do Núcleo de Alimentação e Cidadania da SMCAS, responsáveis pelo desenvolvimento do Programa Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, e que realizam avaliações nutricionais das refeições, buscando fornecer uma alimentação adequada e em quantidade suficiente.
Outros serviços disponíveis no local
A SMCAS também tem aproveitado a boa participação da comunidade para trabalhar em outras frentes, implementando ações para atender os usuários do restaurante, de modo a oferecer a possibilidade de geração de renda. Para isso, foram ofertados de maneira gratuita, cursos profissionalizantes que tem como público-alvo pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em um primeiro momento, por meio de uma parceria entre SMCAS e a Gesto, foram ofertados os cursos de Auxiliar de Cozinha e Portaria e Recepcionista. Para 2020, por meio de uma parceria estabelecida com o Ministério Público do Trabalho, a Gesto está trabalhando na montagem de um laboratório de informática, visando oportunizar a pesquisa e a oferta de novos cursos profissionalizantes.
O local também recebe o atendimento do CRAS Dra. Lúcia Nader, que oportuniza atendimento semanal por meio de equipe multiprofissional, além de atuar na atenção ao usuário do Cadastro Único. Existe, ainda, o trabalho para o desenvolvimento e continuidade dos grupos de convivência e fortalecimento de vínculos, ofertados por meio de parceria entre SMCAS e Gesto, a exemplo do que já ocorre com um grupo de idosos.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação/PMRG