NotíciasRio Grande

Reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal mostra queda no índice de criminalidade em Rio Grande

Na manhã desta quarta-feira (15) o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) se reuniu para debater a segurança pública do município. A reunião aconteceu no 6º Batalhão de Brigada Militar, e contou com a presença dos representantes da Guarda Municipal, Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal, Ministério Público, Susepe e demais órgãos de segurança.

Durante a reunião, um dos destaques foi a apresentação dos dados da criminalidade no município. Fruto do trabalho integrado dos órgãos de segurança que compõem o GGIM, os números de crimes violentos intencionais letais, como roubo a pedestre, roubo a residência, roubo a transporte coletivo, roubo de veículos e homicídios tiveram uma redução significativa.

Observatório de Segurança Pública Municipal

Com foco em detalhar e oferecer um maior controle de dados da criminalidade no município, o observatório utiliza um programa de georreferenciamento, separando a cidade em zonas e assim, localizando os pontos da cidade com maior índice de criminalidade.

Utilizando esse sistema, o Observatório reuniu dados que mostram que a cidade apresentou redução no número de homicídios e de tentativas. De acordo com os dados apresentados, as zonas da cidade que tiveram maior número de crimes violentos letais intencionais (entenda-se roubo a pedestre, roubo a residência, roubo a transporte coletivo, roubo de veículos e homicídios) ficaram entre 1 fato tentado e 2 fatos consumados, índice abaixo do apresentado pela cidade no mesmo período de 2022.

“Separar a cidade por zonas é uma forma efetiva de identificar e mapear os locais onde os fatos ocorrem. Uma vez com esses dados é possível executar medidas para assegurar a segurança da população desses locais e ter um controle maior da criminalidade no município” salientou o Prefeito Fábio Branco.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.