Notícias

Rincão da Cebola recebe novas obras da Prefeitura

A patinadora Taciane Umpierre pratica o esporte há cerca de cinco anos, em Rio Grande. Quando soube que no Rincão da Cebola vai ser construída uma pista para patinação, a alegria foi única. Disse que, “faltava um local apropriado no município e para quem é iniciante ou está mais avançado no esporte, era muito necessária uma pista como essa”.

Taciane participou de uma apresentação feita pela Prefeitura do Rio Grande, na sexta-feira à noite (24), no auditório do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), onde estiveram reunidos moradores da região do Centro da cidade e frequentadores da orla do Rincão. Eles foram convidados a participar da apresentação de um conjunto de obras que estão em andamento e outras projetadas para o Rincão da Cebola pela Prefeitura. A reunião pública de apresentação das obras e do Projeto Rincão Com Vida teve a participação do prefeito Alexandre Lindenmeyer, de secretários de governo e vereadores.

Coube a chefe de Gabinete de Programas e Projetos Especiais (GGPE) da Prefeitura, Darlene Pereira e ao superintendente da área de Turismo município, Edward Moraes mostrarem quais obras estão sendo desenvolvidas e outras projetadas para o Rincão da Cebola. O GGPE é o setor responsável no Executivo pelo acompanhamento desses projetos. Darlene explicou que a pista de patinação está em processo bastante avançado, devendo ser entregue à comunidade, provavelmente, até o final do veraneio. Além dessa pista, haverá a revitalização da quadra poliesportiva, o prolongamento da ciclovia, estacionamento, melhorias no ancoradouro para barcos de turismo, que já estão em operação na cidade, entre outras benfeitorias.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer afirmou que, quando se fala em transparência e controle social, essas obras que estão sendo e vão ser realizadas nesse local, estarão no mapa das obras do município, podendo ser acompanhadas no site www.riogrande.rs.gov.br. “Estamos trabalhando e fugindo da crise. Temos em torno de R$ 118 milhões em obras executadas ou em execução. São obras em Educação (escolas), Saúde (UPA e UBS) e Infraestrutura que estão melhorando a vida das pessoas”, citou o prefeito.

Sobre os novos serviços a serem oferecidos no Rincão da Cebola, Alexandre afirmou que “todos serão regrados e a comunidade local, junto com a Prefeitura e seus setores de fiscalização e segurança, vai nos auxiliar na conservação e zeladoria desse espaço extraordinário”.

Novos serviços no Rincão

Mas a pista de patinação é apenas uma etapa da revitalização do Rincão da Cebola. Conforme o superintendente do Turismo, o projeto é bem mais amplo e prevê vários serviços a serem oferecidos à comunidade. Editais sobre novos investimentos no Rincão da Cebola já estão sendo preparados. A Prefeitura prevê a publicação de um edital para exploração de serviços de três (3) food trucks; um edital para 10 ambulantes com carrocinhas temáticas ou bicicletas truck; um para um restaurante com frutos do mar; mais um prevendo a oferta de 200 espaços para comercio de especiarias, artesanato, economia solidária, economia popular, artesanato indígena, antiguidades e outros; e outro a fim da exploração de atividades com artistas de rua, minicarros, infláveis e locação de bicicletas.

Edward Moraes falou sobre o que o projeto Rincão Com Vida pode deixar de legado para a cidade. “Esse projeto propõe um conjunto de ações voltadas a estimular e a induzir a organização social, empresarial e governamental de modo a fortalecer iniciativas voltadas à cadeia produtiva, propiciando emprego e renda e uma ambiência positiva para a geração de novos negócios, além da articulação de parcerias que possam colaborar em atividades voltadas a conservação ambiental, a manutenção da cultura e demais iniciativas que vão permitir a ocupação da comunidade neste local de paisagem incalculável.”

20ª Comissão

Ao final da reunião, mais uma Comissão de Acompanhamento de Projeto (CAP) foi formada pela Prefeitura. Essa é a 20ª CAP implantada pela administração municipal, cujo objetivo é “promover a transparência na realização dos projetos desenvolvidos pelo município; estimular o envolvimento da comunidade com o bairro, com ações de educação socioambiental, visando a melhoria na qualidade de vida e a sustentabilidade dos projetos”. De acordo com Darlene Pereira, “a CAP é um instrumento de participação que oportuniza a comunidade apropriar-se do equipamento como bem de todos”.

Assessoria de Comunicação PMRG

Foto: Divulgação/PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.