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Rio Grande alcança melhor desempenho no Ideb desde o início da avaliação

Os dados oficiais do Índice de Desenvolvimento da Educação Bádica (Ideb) 2017 estão sendo divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação. A Secretaria de Município de Educação de Rio Grande já teve acesso aos dados da Rede Municipal de Ensino. Mais uma vez o município superou as metas projetadas pelo indicador, principalmente no que tange às séries iniciais do ensino fundamental. De 5,0 em 2015, a nota dos anos iniciais subiu para 5,3 em 2017. 3,9 no último levantamento; este ano as séries finais do ensino fundamental alcançaram a média de 4,3.

O secretário de município de Educação de Rio Grande, André Lemes, enfatizou a superação de limites pela Rede Municipal de Ensino para o alcance dos resultados. “Superamos nossos limites e conseguimos dar mais alguns passos na qualificação da aprendizagem dos nossos alunos. Mais uma vez, conquistamos o melhor resultado da série histórica do nosso município nessa avaliação externa. Não significa que estamos contentes com estes resultados. Temos que melhorar sempre e nossos desafios são imensos”, destaca Lemes.

O resultado apresentado pelo Ideb representa uma melhoria significativa da Rede Municipal de Ensino ao longo das três últimas avaliações. Comparando os dados, Rio Grande cresceu 10 pontos nos anos finais e 6 pontos dos anos iniciais. O gestor da unidade confere os resultados alcançados, em grande medida, aos esforços dos professores, gestores, coordenadores, equipes pedagógicos das escolas e funcionários da Rede Municipal de Ensino.

“Não podemos deixar de reconhecer o comprometimento dos nossos gestores, coordenadores e equipes pedagógicas […] Isso nos demonstra que estamos no caminho certo. Que nossa aposta na formação continuada em serviço tem dado resultados. Que a mobilização das nossas equipes tem que se manter permanente. Que a secretaria tem de continuar estimulando e impulsionando as boas práticas pedagógicas. Não precisamos de ‘cursinhos’ para o IDEB. Precisamos de boas práticas em todas as disciplinas, que envolvam nossos alunos, despertem sua curiosidade e os impulsionem para a aprendizagem”, argumenta André.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. A cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática e da taxa de aprovação.

A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021. As escolas da rede privada participam por adesão, e não é calculado o Ideb delas, apenas a média de toda a rede.

Rede Municipal de Ensino

A Rede Municipal de Ensino é composta por 77 escolas, todas inclusas no amplo Projeto Político Pedagógico para a Rede Municipal de Ensino – criado ainda em 2013 – o “Escola Com Vida”, cujo foco é a qualificação permanente dos professores da Rede através da formação continuada e a melhoria dos indicadores da educação no nosso município.

Nos últimos anos, no Ensino Fundamental, houve a ampliação foi de mais de 2 mil novas vagas para atender muitos estudantes que migraram da Rede Particular de Ensino.

Em 2013 a porcentagem de crianças de 0 a 3 anos atendidas pela educação infantil municipal era de 5,5 %. Já o número de crianças de 4 a 5 anos matriculadas na Rede Municipal era de 52%. Hoje, estes números são de 27% e 100%, respectivamente, o que representam a geração de mais de 3.500 novas vagas na Educação Infantil no período de 2013 até aqui.

Formação Continuada de Professores e Professoras

A Rede Municipal de Ensino de Rio Grande trabalha com um calendário anual para a formação continuada de professores e professoras das escolas da Rede. São encontros, oficinas, palestras, vivencias, entre outros. Oportunidade em que os docentes compartilham saberes, metodologias e aperfeiçoam o trabalhado desenvolvido em sala de aula. A parceria com a Universidade Federal do Rio Grande – FURG é um destaque forte e positivo no processo de formação dos professores da Rede.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Rosélia Falcão/PMRG

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