Rio Grande conquista melhor desempenho da história na Olimpíada Brasileira de Matemática
Ano após ano, o município do Rio Grande segue superando suas marcas, ampliando horizontes e superando desafios no âmbito da educação pública. Em 2018, depois de melhorar seus índices no principal indexador de qualidade da educação básica do Brasil, o Ideb, e ter professoras reconhecidas nacionalmente no Prêmio Professores do Brasil, promovido pelo Ministério da Educação, a cidade conquistou o seu melhor desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), com duas medalhas de prata e 14 menções honrosas.
Em reconhecimento aos estudantes, professores, professoras e direções de escola premiados na 13º OBMEP, a Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Secretaria de Município da Educação (SMEd) realizou uma cerimônia de premiação, que ocorreu na manhã desta terça-feira (16), no Salão Nobre Deputado Carlos Santos.
A mesa de abertura contou com as presenças do vice-prefeito municipal, Paulo Renato Mattos Gomes, que representou o prefeito Alexandre Lindenmeyer, devido ao cumprimento de agendas em Porto Alegre, da secretária de Município da Educação, Vanessa Pintanel, do Superintendente de Gestão Pedagógica, Felipe Alonso e do Gerente Pedagógico da SMEd, Sícero Miranda.
O Gerente Pedagógico parabenizou os estudantes, pais e todas as comunidades escolares presentes. Salientou o papel da disciplina na formação dos alunos e alunas da rede municipal de ensino e a realização de competições similares, em nível municipal. “Como professor de matemática, me alegra muito um resultado como esse. Seguimos avançando, estimulando cada vez mais os nossos alunos e alunas, que possuem um grande potencial”, disse, ao se referir à segunda edição da Olimpíada Municipal de Matemática das Escolas do Rio Grande, que inicia amanhã (17).
O Superintendente de Gestão Pedagógica, Felipe Alonso, também enalteceu o esforço coletivo de todos e todas nessa conquista. “Ter filhos que nos orgulham é sempre uma felicidade”, ressaltou, ao se dirigir aos pais e mães que participaram da solenidade. “Mesmo competindo com a rede privada nós aumentamos a nossa média. Nossa gurizada não é mole”, brincou.
A secretária de Educação, Vanessa Pintanel, saudou os presentes e reforçou o trabalho coletivo realizado nas escolas do município. “Essas avaliações externas refletem o trabalho que tem sido muito bem feito na nossa rede”, destacou.
Na sua fala, o vice-prefeito municipal, Paulo Renato Mattos Gomes, elogiou os alunos e alunas premiados e todas as pessoas que contribuíram para esse resultado. “É um orgulho para a nossa cidade. Destaco, aqui, não apenas o esforço dos nossos estudantes, mas dos seus familiares e de todos os professores e professoras, que tiveram o seu dia na data de ontem, envolvidos”, completou.
Destaques da 13ª OBMEP
Os alunos e alunas responsáveis pelo melhor desempenho do município do Rio Grande na 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas são: Allan Gabriel Gomes da Rosa e Sayuki de Barros Barros (EMEF Ana Neri), Kimberly da Conceição Falcão (EMEF Cidade do Rio Grande), Rafaela Sobral Silveira, Luis Piter Tavares Miranda e Murilo Costa Valadão Machado (EMEF Helena Small), Maria Fernanda Costa Viega (EMEF Maria Angélica Campello), Kalita de Souza Mattos, Cristofer Faier Sais e Jose Victor Guterres Montanha (EMEF Mate Amargo), Felipe Pestana Cadaval (EMEF Porto Seguro), Rafael Trinfade Gomes da Silva (EMEF Sant’Ana), Renan Terra de Oliveira (EMEF Prof. Wanda Rocha Martins), Gabriel Pereira (EMEF Zenir de Souza Braga).
Mateus Silveira Xavier, da EMEF Bento Gonçalves, e Richard Junio Costa de Assis, da EMEF Helena Small, conquistaram as medalhas de prata na competição nacional e receberam uma placa de reconhecimento dos gestores municipais.
A evolução de Rio Grande na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
1ª OBMEP (2005): 1 medalha de bronze e 3 menções honrosas;
2ª OBMEP (2006): 1 menção honrosa;
3ª OBMEP (2007): 1 menção honrosa;
4ª OBMEP (2008): 4 menções honrosas;
5ª OBMEP (2009): 2 menções honrosas;
6ª OBMEP (2010): 1 medalha de bronze e 3 menções honrosas;
7ª OBMEP (2011): 7 menções honrosas;
8ª OBMEP (2012): 1 medalha de bronze e 10 menções honrosas;
9ª OBMEP (2013): 11 menções honrosas;
10ª OBMEP (2014): 4 menções honrosas;
11ª OBMEP (2015): 1 medalha de bronze e 13 menções honrosas;
12ª OBMEP (2016): 1 medalha de prata, 1 medalha de bronze e 13 menções honrosas;
13ª OBMEP (2017): 2 medalhas de prata e 14 menções honrosas.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Jéssica Correa