Rio Grande contabiliza 50 casos confirmados de coronavírus e 1 óbito
A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através do boletim epidemiológico emitido pela Vigilância em Saúde, atualizou no começo da noite desta quinta-feira (04/06), os números sobre o novo coronavírus (Covid-19) na cidade. Foram confirmados mais 2 pacientes com Covid-19 em Rio Grande, totalizando 50 casos.
Novos casos
- Homem, 54 anos, trabalhador da zona portuária, com comorbidades, em isolamento domiciliar
- Mulher, 45 anos, do lar, com comorbidades, em isolamento domiciliar
Casos confirmados pela SES RS
Na noite desta quinta-feira (04/06) a Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES RS) contabilizou mais 16 casos para Rio Grande. São 2 casos novos e 14 são casos já confirmados e registrados em Rio Grande e que foram atualizados nos números do Estado.
Números do coronavírus em Rio Grande
Dos 50 casos registrados, 25 estão recuperados, 23 encontram-se em isolamento domiciliar, há 1 internado e 1 óbito. Ainda existem 26 casos suspeitos (1 óbito suspeito) e 648 foram descartados.
Isolamento social em Rio Grande
A Secretaria de Município de Controle e Planejamento (SMCP) divulga, desde o começo da semana, o índice de distanciamento social em Rio Grande, no estado e no Brasil. Os números da quarta-feira (3) tiveram o seguinte resultado:
Rio Grande – 44,3%; Estado do RS – 38,3%; Brasil – 39,5%.
FURG irá realizar 1000 Testes RT-PCR
Na próxima semana, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) irá realizar testes RT-PCR (do inglês Reverse-Transcriptase Polymerase Chain Reaction). Neste primeiro momento, a FURG disponibilizará 1000 testes. A informação foi confirmada pelo Secretário de Saúde Maicon Lemos e deverá ser anunciada pela Universidade ainda nesta semana.
O Teste RT-PCR é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente, obtida de raspado de nasofaringe.
Se houver material genético do SARS-CoV-2 na amostra, sondas específicas detectam a sua presença e emitem um sinal, que é captado pelo equipamento e traduzido em resultado positivo.
Com o teste RT-PCR é possível identificar o vírus no período em que está ativo no organismo, possibilitando aplicar a conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento considerado adequado.
Testes Rápidos
Conforme o Secretário de Saúde Maicon Lemos a FURG já está realizando os testes rápidos que foram adquiridos com recursos do Ministério Público Federal.
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Pixabay