Rio Grande contabiliza 53 casos de Dengue
Um novo aumento no número de casos positivos para Dengue foi registrado no município do Rio Grande, de acordo com dados do último boletim semanal divulgado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS). No começo da semana passada, o boletim mostrou 46 casos positivos e no documento finalizado nesta segunda-feira (22) o total passou para 53 casos, sendo 30 importados e 23 autóctones (com origem no próprio município).
Também houve acréscimo nos casos notificados, que passaram de 365 para 389, desde o começo do ano. Por outro lado, houve redução no número de casos que aguardam resultados de análises laboratoriais: eram 138, agora são 110 casos.
Outro dado relevante no boletim é referente à Chikungunya, doença também provocada por vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti. Havia um caso confirmado (autóctone) da doença no Rio Grande. Porém, após reavaliação do exame laboratorial, o resultado foi considerado negativo.
A Secretaria da Saúde tem reforçado que a melhor forma da população combater a proliferação de focos da Dengue é com a prevenção. Para tanto, recomenda que os moradores adotem algumas medidas e criem certas rotinas, como por exemplo, colocar areia nos vasos com plantas, garrafas usadas com a boca virada para baixo e amarrar bem os sacos com lixo. Essas medidas são adequadas para evitar o acúmulo de água parada, que podem servir de criadouro para novos focos do mosquito.
Mutirão no Distrito Industrial
A Prefeitura do Rio Grande tem desenvolvido outras ações, por meio de mutirões, para o enfrentamento da Dengue em várias regiões da cidade. Nesta quarta e na quinta (24 e 25), um novo mutirão da campanha lançada pela Prefeitura no final de março, “Não Deixe a Dengue se Criar”, ocorrerá na Via Um e na área do Distrito Industrial, nos horários das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min. Serão visitadas residências e retirados materiais inservíveis dispensados pelos moradores. Para essa ação, agentes de combate a endemias vão contar com o apoio da Secretaria de Zeladoria da Cidade, Defesa Civil, equipes da Fiscalização de Posturas e soldados do Exército.
No sábado passado (20), equipes de agentes de combate a endemias da Vigilância Ambiental estiveram nos bairros Santos Dumont, Buchoolz e Junção, onde visitaram 1.055 imóveis. Além de buscarem novos focos do mosquito transmissor da Dengue, eles levaram informações sobre como impedir a proliferação do mosquito Aedes Aegypti na região.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp