Rio Grande cria grupo de trabalho para aproveitamento de alimentos oriundos de restaurantes comerciais e industriais
Nesta quarta-feira (15), o prefeito Fábio Branco esteve reunido com o grupo de trabalho instituído para apresentar a proposta de soluções para o aproveitamento de alimentos oriundos de restaurantes comerciais e industriais. A ideia é criar um projeto, que ofereça respaldo técnico e jurídico, para direcionamento de refeições que sobram de restaurantes da cidade a pessoas carentes e/ou instituições que atendam estas pessoas.
Na ocasião, participaram da reunião a chefe de gabinete do prefeito, Rosana Dutra; o secretário de Cidadania e Assistência Social, Evandro da Silveira; o gerente da unidade de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, Antônio Corrêa; a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Letícia Vanzelote; Torquato Pontes, do Centro de Indústrias; e o presidente da Câmara do Comércio, Paulo Bertinetti.
O objetivo da primeira reunião foi apresentar a proposta de trabalho. Na oportunidade, o prefeito explicou que a ideia é criar um projeto inicial, que poderá ser ajustado conforme o andamento da ação. “Nossa meta é minimizar o desperdício e atender as pessoas que precisam de alimento. Têm restaurantes em que o alimento que não é vendido é jogado fora, enquanto tem gente passando fome. Precisamos mudar isso”, disse o prefeito.
“Poderemos pensar em cadastrar instituições e organizar um sistema de operação e logística de entrega de refeições, que anule o desperdício que existe hoje. Faremos isso dando todo o respaldo técnico e jurídico para quem doa e segurança para quem consome. Vamos criar um projeto piloto e organizar conforme a disponibilidade das empresas”, acrescentou.
O grupo de trabalho, nomeado por meio do decreto municipal nº 18.693, segue fazendo reuniões para discutir e alinhar a ação. O prazo para apresentação da proposta de soluções para de aproveitamento de alimentos oriundos de restaurantes é de 30 dias.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação