Rio Grande decreta situação de emergência
A Prefeitura Municipal do Rio Grande decretou situação de emergência nas áreas do município afetadas pela tempestade severa que atingiu a cidade nos últimos quatro dias. O decreto nº 21.200 de 2024, assinado na noite da quinta-feira (26), aguarda reconhecimento por parte do governo estadual para surtir efeitos.
O decreto da municipalidade fundamenta-se em relatórios técnicos e na manifestação favorável da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, que confirma danos significativos para o município em razão do alto volume acumulado de chuvas. Em resposta à situação, todos os órgãos municipais foram mobilizados para atuar sob a coordenação da Defesa Civil, visando ações imediatas de resposta à população.
Quando reconhecido, o decreto municipal possibilitará o recebimento de recursos para assistir o município e as famílias afetadas pelas chuvas intensas e ventos.
→ DECRETO Nº 21.200 DE 26 DE SETEMBRO DE 2024
Situação do Arroio das Cabeças e pessoas em abrigos
De acordo coma Defesa Civil Municipal, na manhã desta sexta-feira (27) o Arroio das Cabeças baixou consideravelmente o seu volume. O Arroio localizado na região da Quinta transbordou com a alta quantidade de chuvas e fez com que moradores da região deixassem suas casas e procurassem abrigos municipais.
A Defesa Civil informou que ao longo desta tarde realizará uma inspeção/avaliação nos arredores afetados para avaliar a possibilidade de moradores retornarem para suas residências. Ao todo, 44 pessoas estão nos abrigos da Prefeitura: 29 no abrigo montado na EMEI Vila da Quinta e 15 no Salão Paroquial Nossa Senhora da Penha.
Segundo o secretário executivo da Defesa Civil, Denis Antiqueira, a media histórica de chuvas no mês de setembro em Rio Grande é de 131mm. Até o dia de ontem, 26/09, o acumulado total de chuvas neste mês de setembro de 2024 foi de 347mm. Destes, 264mm equivalem às precipitações compreendidas somente entre os dias 19/09 e 26/09.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp