NotíciasRio Grande

Rio Grande deve estreitar relações com o Uruguai

Os municípios de Rio Grande e San Carlos, no Uruguai, comemoraram na quarta-feira (5) mais um aniversário de geminação, o que as tornam cidades-irmãs. A relação deve se tornar ainda mais próxima após o 1º Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul, que contou com a presença do embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles.

Valles participou do debate sobre a Hidrovia Binacional Brasil/Uruguai, um antigo desejo dos dois países e que agora está mais próximo. De acordo com o embaixador uruguaio, o tema também já foi discutido entre os governos dos países no mês de janeiro, quando o governo brasileiro assumiu o compromisso de iniciar a dragagem entre as lagoas dos Patos e Mirim ainda neste ano.

O tema foi confirmado pelo diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Eduardo Nery, que também participou do painel como palestrante. De acordo com ele, o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) será o responsável pela execução da obra. A informação também foi repercutida pelo Prefeito Fábio Branco, que celebrou o fato de a união de esforços estarem indo por um caminho há muito tempo sonhado.

A respeito do Fórum realizado em Rio Grande, Valles afirmou que o evento teve uma proposta muito oportuna, dando destaque para as riquezas encontradas nos mares, rios e lagos, seja para gerar energia elétrica, o hidrogênio verde ou ainda a exploração para o turismo. Além disso, ele salientou que a iniciativa de falar sobre a Economia Azul recupera uma estratégia internacional muito importante que permite um planejamento sustentável de utilização dos recursos hídricos para proporcionar desenvolvimento.

Ascom PMRG com informações do Jornal do Comércio e Portos RS

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.