Rio Grande do Sul participa pela primeira vez do Rio2C 2023
Participação busca promover o Estado como cenário para produções cinematográficas e televisivas
Pela primeira vez, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), está participando do Rio2C, considerado o maior evento de inovação e criatividade da América Latina. Até o próximo domingo (16/4), no Rio de Janeiro, a feira apresenta exposições únicas de conteúdos, organizados em palestras e painéis abordando as principais temáticas da indústria criativa.
O Rio Grande do Sul participa com o propósito de captar e promover produções cinematográficas para o Estado. Ter a cultura, espaços e valores gaúchos expostos nas telas de cinema e TV impacta diretamente na economia, geração de emprego, renda e qualidade de vida. Além disso, reforça a autoestima do povo gaúcho, orgulhoso de suas origens e belezas naturais.
Nos últimos anos, o Rio Grande do Sul proporcionou cenários para diversas novelas e filmes, como A Casa das Sete Mulheres, O Tempo e o Vento, Chocolate com Pimenta, O Quatrilho e Além do Tempo. As produções reforçam a identidade cultural gaúcha e promovem o avanço do turismo nas diversas regiões do Estado.
O diretor de Canais da programadora Box Brazil, Ramiro Paiva de Azevedo, cita a importância do evento para a empresa, que participa do Rio2C desde 2012. “Nosso intuito é fazer contatos com produtoras de todo o Brasil e fechar projetos de séries, filmes e curtas”, disse. “O Rio2C apresenta diversas oportunidades, principalmente de locação, que é a forma como o turismo vai se fazer ver e despertar interesse do público do país inteiro.”
Somente no espaço do Rio Grande do Sul, já foram feitas mais de 200 reuniões de negócios para impulsionar as produções cinematográficas e as regiões que fomentam o turismo no Estado. Os encontros favorecem o desenvolvimento da indústria criativa e as perspectivas de novas filmagens em terras gaúchas.
Sobre o evento
Na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, a edição 2023 investe no soft power, conceito que traduz a influência indireta capaz de moldar o comportamento e os interesses das pessoas, por meio da cultura e de políticas externas.
Voltado para profissionais e entusiastas do universo audiovisual, música, tecnologia, mídia e ciência, o evento oferece oportunidades para que roteiros turísticos sejam cenários para grandes produções, apresentando temas urgentes e atuais dos vários segmentos da indústria criativa.
A abertura da feira aconteceu na terça-feira (11/4) e contou com a presença de Angélique Kidjo, ganhadora de cinco Grammys, embaixadora da Boa Vontade da UNICEF e eleita pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do mundo. Kidjo falou sobre a humanidade, um dos principais temas dessa edição.
Em 2022, o Rio2C contou com mais de mil convidados, entre executivos, players, cientistas, profissionais de mídia e artistas nacionais e internacionais. Este ano, o evento pretende superar as expectativas, apresentando uma feira com imersão em temas atuais e relevantes do mercado. Ao longo dos seis dias, são esperadas pelo menos 40 mil pessoas no evento.
Ascom Setur RS
Foto: Karina Chaves/Setur RS