Rio Grande do Sul recebe 113 novas ambulâncias para renovação e ampliação da frota do Samu
Veículos foram entregues na última semana contemplando 101 municípios gaúchos
O Ministério da Saúde entregou na semana passada para o Rio Grande do Sul 113 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Foram contempladas bases de 101 cidades gaúchas para renovação a ampliação da frota. O número de veículos representa 14% do total entregue pelo governo federal, sendo o Rio Grande do Sul o terceiro Estado que mais recebeu ambulâncias durante a entrega, atrás de São Paulo e Paraná.
Do total de ambulâncias entregues ao Rio Grande do Sul, 98 irão renovar a frota do Samu e 15 serão para expansão e ampliação do serviço. “Estas ambulâncias são muito importantes para qualificar a assistência aos munícipes das regiões do Estado, tendo um atendimento que diminui os riscos de sequelas graves e mortes”, destacou a chefe da Divisão das Urgências e Emergências da Secretaria da Saúde (SES), Andréa Pinheiro. Cabe aos municípios contemplados a retirada das ambulâncias em São Paulo e o transporte ao Rio Grande do Sul.
Quando as novas ambulâncias estiverem em operação, elas se somarão à cobertura do Samu, que conta atualmente com 165 bases no Rio Grande do Sul, atendendo a 295 municípios e cobrindo 91% da população gaúcha. A estrutura do serviço conta hoje com 195 ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), 37 Unidades de Suporte Avançado (USA) e 18 motolâncias.
Ampliação e expansão da frota
Quatro municípios foram contemplados com USBs para ampliação da frota: Bento Gonçalves, Rio Grande e Porto Alegre. Em Nova Palma, está sendo realizada uma expansão do Samu, visto que a cidade ainda não contava com nenhuma ambulância.
Foram também contempladas 11 cidades com a ampliação de Unidades de Suporte Avançado: Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento e São Leopoldo. Houve ainda a expansão deste tipo de serviço em cidades que até agora não possuíam: Viamão, Cruz Alta, Espumoso, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Ronda Alta e Santana do Livramento.
Municípios que receberam USBs para renovação da frota:
- Aceguá
- Arroio Do Sal
- Arroio Do Tigre
- Arroio Grande
- Bagé (duas USBs)
- Barros Cassal
- Boa Vista do Buricá
- Caçapava do Sul
- Cacequi
- Cachoeirinha
- Caibaté
- Campinas do Sul
- Campo Bom
- Capão da Canoa
- Carazinho
- Cerro Largo
- Chapada
- Constantina
- Cristal
- Cruz Alta
- David Canabarro
- Dois Irmãos
- Dom Feliciano
- Dom Pedrito
- Dona Francisca
- Entre-Ijuís
- Erechim
- Erval Grande
- Espumoso
- Estrela
- Farroupilha
- Feliz
- Flores da Cunha
- Garibaldi
- Gravataí (duas USBs)
- Guaporé
- Guarani das Missões
- Jaguari
- Lagoa Vermelha
- Lavras do Sul
- Marau
- Marcelino Ramos
- Montenegro
- Nonoai
- Nova Petrópolis
- Nova Prata
- Osório
- Palmeira Das Missões
- Palmitinho
- Pelotas
- Pinheiro Machado
- Piratini
- Planalto
- Porto Xavier
- Redentora
- Rodeio Bonito
- Ronda Alta
- Rosário do Sul
- Salto do Jacuí
- Sananduva
- Santa Cruz do Sul
- Santa Maria
- Santa Rosa
- Santiago
- Santo Ângelo
- Santo Antônio das Missões
- São Borja
- São Francisco de Assis
- São Francisco de Paula
- São Gabriel
- São Luiz Gonzaga
- São Nicolau
- São Pedro do Sul
- São Sebastião do Caí
- São Sepé
- Sarandi
- Seberi
- Serafina Corrêa
- Soledade
- Tapejara
- Tapes
- Taquari
- Tavares
- Terra de Areia
- Teutônia
- Três Passos
- Trindade do Sul
- Tupanciretã
Municípios que receberam USAs para renovação da frota:
- Alvorada
- Capão da Canoa
- Montenegro
- Osório
- Santa Cruz do Sul
- Santo Ângelo
- Torres
- Venâncio Aires
Ascom SES RS
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp