Rio Grande do Sul sedia evento nacional sobre desastres e emergências
Seminário acontecerá em Gramado e reunirá especialistas de diversos países, incluindo Estados Unidos e Costa Rica
O Rio Grande do Sul sediará, nos próximos dias, evento nacional da área de segurança e prevenção de desastres, incêndios e emergências. A 21ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom) deve reunir cerca de 2 mil profissionais, no Serra Park, em Gramado, entre quarta (4/10) e sexta-feira (6/10).
Voltado ao aprimoramento técnico dos profissionais que atuam na prevenção de sinistros, o Senabom ocorre anualmente em um estado da Federação previamente designado. Em 2023, o evento retorna ao Rio Grande do Sul após 20 anos de sua primeira edição em solo gaúcho. O Estado se voluntariou para receber a edição deste ano.
O objetivo do Senabom é contribuir para que os profissionais da área, em especial bombeiros e resgatistas, estejam mais bem preparados para prevenir e enfrentar cenários complexos. Diante dos eventos climáticos adversos que têm acometido o Rio Grande do Sul nos últimos anos, o aperfeiçoamento técnico é considerado peça-chave para ampliar a capacidade de resposta e a mitigação de danos. Em situações de crise, essa expertise é essencial para o planejamento e a coordenação de operações de resgate, evacuação e assistência às vítimas.
O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, comentou a importância do evento para promover avanços na prevenção e resposta a emergências. “Ao sediar o Senabom, o Corpo de Bombeiros do Estado reforça o compromisso de sempre buscar o aperfeiçoando para bem servir à população gaúcha”, afirmou.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), coronel Eduardo Estêvam Camargo Rodrigues, ressaltou que o Senabom permitirá a integração entre bombeiros militares e especialistas de diversas áreas. “Integração, preparação e aprimoramento para salvar, esse é o objetivo, principalmente considerando os últimos eventos climáticos que assolaram o nosso Estado”, destacou.
O seminário está sendo coordenado pelo CBMRS. As atividades contarão com a participação de integrantes dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil e de países da América Latina, agentes de defesa civil, bombeiros civis, brigadistas, engenheiros, arquitetos, socorristas e demais profissionais ligados à área da saúde, executivos da indústria, pesquisadores e estudantes de áreas afins.
Serão mais de 20 palestrantes, que abordarão temas como gestão de desastre, com palestras especiais sobre o incidente de Brumadinho (MG) e o terremoto na Turquia. Também serão discutidos combate e perícia de incêndio, abordagem técnica à tentativa de suicídio, salvamento aquático e resgate veicular.
Além das palestras, o seminário terá apresentação de trabalhos técnico-científicos, reunião de 11 comitês nacionais de salvamento, Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate, Certificação Nacional em Perícia de Incêndio, Encontro Nacional de Mergulhadores de Busca e Resgate, 6º Desafio Nacional de Resgate Veicular e a tradicional Prova Bombeiro de Aço.
Eventos conjuntos
Simultaneamente ao Senabom, ocorrerão a Feira Internacional de Prevenção de Incêndios e Emergências (Fipie) e a 1ª edição do Simpósio de Integração e Inovação em Segurança Contra Incêndio (Sis).
O Sis reunirá profissionais, especialistas e autoridades acadêmicas em segurança contra incêndio, desde projetistas até responsáveis pela regulamentação e fiscalização. Por meio de palestras, minicursos e discussões, o simpósio abordará maneiras inovadoras de prevenir, combater e gerenciar incêndios.
O simpósio, que contará com mais de 10 especialistas, incluindo palestrantes dos Estados Unidos e Costa Rica, é promovido pelo CBMRS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Na Fipie, serão apresentados produtos e tecnologias inovadoras para melhorar a prevenção e resposta a incêndios e emergências. Contando com mais de 40 expositores, a mostra exibirá viaturas, sistemas de comunicação de emergência e equipamentos de resgate de última geração, que aumentam a eficiência das operações em situações de crise.
Para participar dessas atividades técnicas, é necessário realizar inscrição pelo site oficial. Além dessa programação, na quarta (4/10) e na quinta-feira (5/10), das 11 às 17 horas, os portões da área externa do Serra Park estarão abertos à população, com entrada franca, para proporcionar experiências interativas relacionadas às atividades dos bombeiros militares.
SECOM RS
Foto: Ascom CBMRS