Rio Grande é contemplado com aquisições do Programa de Aparelhamento da Segurança Pública do RS
O município do Rio Grande é uma das cidades gaúchas contempladas pelas aquisições do PISEG, o Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, que possibilita que empresários gaúchos destinem parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o combate à violência. Com isso, na terça-feira, 26, chegam à cidade quatro novas viaturas que serão utilizadas pelo 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) nas ações de segurança.
Sobre a destinação das viaturas ao 6º BPM, o Comandante do Batalhão, major Marcelo Nunes, diz que é muito importante para a Brigada Militar a renovação de sua frota de viaturas. “Quando este investimento vem dos próprios empresários do município do Rio Grande, tal ação deve ser mais destacada e enaltecida ainda”, diz ele.
Nunes explica que a partir da terça-feira, 26, começarão a atuar em Rio Grande, três viaturas Renault Duster, Semi-blindadas, adquiridas pelo PISEG e uma Pick-up Toyota Hilux também com blindagem parcial, adquirida com verbas orçamentárias oriundas de convênio com o Detran. “Saudamos a adesão dos empresários do município que encontraram no Programa uma forma de investir na comunidade e concitamos que continuem participando do PISEG e conseguindo mais adesão de seus pares. Seguimos cada vez mais fortes, atuando de forma Integrada com os demais órgãos do sistema de segurança pública”, concluiu o Comandante.
Já o secretário de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança do Município, major Anderson Castro, destaca que a chegada das viaturas é uma ótima notícia para o 6º BPM, mas também para as outras forças de segurança que atuam na cidade. Isso porque, segundo ele, qualquer aquisição e avanço dentro das forças de segurança refletem no trabalho integrado que tem sido desenvolvido de forma contínua na cidade.
O secretário aponta que, desde o início do ano, já são quase 250 operações integradas entre Guarda Municipal, Brigada Militar, Agentes de Trânsito e Polícia Civil. Uma delas aconteceu ontem e foi realizada de forma itinerante, passando pela Av. Itália, Roberto Sokoowski, Santa Rosa e Saturnino de Brito. Na operação, foram feitas abordagens a veículos, incluindo transporte coletivo, e também a pedestres. No total, foram 157 veículos abordados, 41 registros de autos de infração e 9 veículos removidos ao depósito. Nenhuma prisão foi feita.
Investimento na Segurança Pública
O anúncio oficial da entrega dos quatro automóveis à Rio Grande aconteceu ontem (21), em Porto Alegre. Na mesma ocasião, o Governo do Estado fez o lançamento do plano de ações que destina R$280,3 milhões em investimento para compra de viaturas, equipamentos, tecnologia e obras a serem desenvolvidas até 2022 no Rio Grande do Sul.
O plano faz parte do programa “Avançar”, estando dentro do eixo “Avançar na Segurança”. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, o valor anunciado é o maior montante destinado de uma só vez para as forças de segurança em toda a história do RS.
Saiba mais sobre o PISEG
O Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul tem por objetivo possibilitar às empresas contribuintes de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a compensação de valores destinados ao aparelhamento da segurança pública estadual.
Isso significa que o empresariado gaúcho tem a opção de destinar parte do que devem no ICMS para o combate à violência. A Lei Complementar nº 15.224/2018, que cria o PISEG/RS, pode ser lida na íntegra neste link: https://www.piseg.rs.gov.br/sobre
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação