Rio Grande é contemplado com o Acordo de Cooperação Técnica do Projeto Brasil em Campo
O Secretário de Comunicação e Relações Institucionais da cidade do Rio Grande, Cláudio Diaz, esteve representando o Prefeito Municipal, Fábio Branco, na manhã desta quinta-feira (11), no evento realizado na cidade de Bagé para formalizar a assinatura de Acordos de Cooperação Técnica do projeto Brasil em Campo.
O encontro contou com a presença do Ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, que assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT), entre os municípios de Rio Grande, Bagé e Quaraí. O projeto Brasil em Campo foi lançado em novembro de 2020 pelo Ministério da Cidadania e, desde então, foi firmado o acordo para a construção de quatro unidades do complexo esportivo – podendo chegar a sete.
O Brasil em Campo pode ser executado em dois modelos: de 24 mil m², com investimento de R$ 1,2 milhão, e de até 12 mil m², cujo investimento requer R$ 750 mil. Ambos contam com infraestrutura 100% acessível e sustentável. Estima-se que cerca de 120 mil pessoas sejam beneficiadas pela versão completa do projeto.
A construção é feita com recursos de emendas parlamentares e é de responsabilidade do Ministério da Cidadania. Os terrenos devem ser cedidos pelo município interessado, já terraplanados, cercados e iluminados. Depois de pronto, o projeto fica a cargo das gestões locais e de empresas interessadas em explorar o espaço, que será compartilhado com turnos escolares de segunda a sábado.
Dessa forma, as unidades vão potencializar o programa com captação de novas fontes de receita pelo setor privado, geração de empregos e renda. O contrato é de cinco anos. Ao fim, o Governo Federal fará a inspeção e a análise. Se a estrutura estiver em perfeito estado de conservação, a União transfere todo o equipamento e a gestão para o município.
O Secretário Cláudio Diaz garante que o Brasil em Campo traz para região, especialmente para a cidade do Rio Grande, uma oportunidade extraordinária. “O esporte transforma vidas, capacita pessoas, trabalha a convivência em grupo e exige disciplina. A cidade do Rio Grande merece estar incluída neste projeto”, destacou o Secretário.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação