Rio Grande e mais 21 municípios da Azonasul adotarão protocolos de Bandeira Vermelha
A região de Pelotas e Bagé estão, a partir de terça (15) em Bandeira Preta conforme os protocolos do Distanciamento Controlado definidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Porém, com a retomada da cogestão, ou seja, permissão para os municípios definirem seus próprios protocolos, conforme autorização do Estado a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) optou por seguir os protocolos da Bandeira Vermelha quando o período de classificação estiver em Bandeira Preta. Está oficializada a cogestão da R21, a região de Pelotas junto ao Estado e na noite desta segunda (14), a Azonasul protocolou documento complementar declarando que adotará na íntegra, durante a vigência da Bandeira Preta, os protocolos da Bandeira Vermelha previstos no Sistema de Distanciamento Controlado do Rio Grande do Sul. O documento foi aprovado e publicado no site da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).
A Azonasul compreende os municípios: Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Herval, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Santana da Boa Vista, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.
O documento ressalta ainda, que os Municípios que assim desejarem poderão publicar Decretos próprios com Protocolos mais restritivos do que aqueles previstos no referido Sistema.
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Divulgação SMMAS