Rio Grande é selecionado pelo programa Sementes Banrisul
Mais de cem produtores rurais do município serão beneficiados pelo programa Sementes Banrisul. A entrega dos kits ocorreu na agência do Banrisul de Rio Grande, na tarde desta terça-feira (26), e contou com a presença do secretário adjunto de Desenvolvimento Primário, Cledenir Mendonça.
Segundo ele, a ação é resultado de uma parceria entre a Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade com a Emater e possui o apoio logístico da pasta municipal. O projeto, destacou o gestor, irá beneficiar prioritariamente as famílias de produtores e produtoras rurais em situação de vulnerabilidade social, no âmbito do município. “É mais um incentivo à produção orgânica, que fortalece outras ações similares que temos desenvolvido em Rio Grande, como a coleta de embalagens de agrotóxicos e a realização de uma feira agroecológica, às terças-feiras, nas imediações do Mercado Público”, salientou o secretário.
Ele ressalta que, ao todo, o município recebeu cerca 15 tipos de sementes, que incluem hortaliças e árvores frutíferas, das mais variados tipos e espécies. A origem das mesmas é a Cooperativa BioNatur, da cidade de Candiota, que reúne agricultores familiares, da Região da Campanha, além de outras regiões do Estado. De acordo com o secretário, as sementes serão agrupadas em kits e, posteriormente, será planejado o repasse para os produtores e produtoras. A intenção, diz ele, é que no mesmo dia ocorra uma palestra sobre produção agroecológica.
O Programa Sementes Banrisul foi criado em 2008 e busca incentivar a produção, o consumo de orgânicos e a elaboração de estratégias de desenvolvimento rural sustentável nas comunidades onde o banco está inserido.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Marcos Jatahy