Rio Grande em bandeira vermelha aguarda chegada das vacinas contra Covid-19
O prefeito Fábio Branco anunciou em uma transmissão na página da Prefeitura no Facebook, no começo da noite desta segunda-feira (18), que o município do Rio Grande vai permanecer em bandeira vermelha, por mais uma semana, conforme definido em reunião do Comitê Técnico Municipal em Saúde. Tanto o chefe do Executivo rio-grandino quanto a secretária de município da Saúde (SMS), Zelionara Branco, que também participou da transmissão online, reafirmaram que a bandeira vermelha é um alerta para a situação da pandemia no município. Ela comentou que “é importante as pessoas ficarem alertas aos sinais e sintomas da Covid-19 e mantenham as condições de distanciamento e, principalmente, o uso de máscaras, álcool em gel e façam a higienização das mãos”.
Na mesma transmissão e na data em que a distribuição de vacinas contra a Covid-19 começou em todo o país, o prefeito e a secretária comentaram sobre o envio das primeiras doses para o município do Rio Grande. De acordo com o que foi divulgado pelo governo estadual, nesta segunda-feira, cada Coordenadoria Regional em Saúde vai ter direito a um determinado número de doses. A 3ª Coordenadoria Regional, cuja sede é Pelotas e na qual a cidade do Rio Grande está inserida, terá 12.400 doses, a serem distribuídas para os 22 municípios que a compõem. Nesta terça-feira, a secretária Zelionara deve receber o número correto de quantas doses chegarão, nesta primeira etapa, ao município.
Vacinas vão chegar
Nesta segunda-feira, a 3ª Regional da Saúde solicitou à SMS que apresente qual o número de profissionais estão em atendimento na demanda Covid-19 (Enfermarias, PS Covid-19, UTIs, UPAs e demais setores), a fim de serem definidas quantas doses, inicialmente, serão enviadas a Rio Grande. A princípio, o número seria de 6 mil profissionais, mas o levantamento final só vai ser apresentado nesta terça-feira, durante reunião com todos os municípios da região.
A secretária Zelionara afirmou: “Depois do anúncio da Anvisa, liberando para uso emergencial duas vacinas em produção no país, foi um alívio. Agora, temos que aguardar a produção e envio de mais doses. O município tem um plano para vacinar a população, já enviado ao governo estadual, em que estava prevista a vacinação em quatro etapas. Como o número é pequeno de doses, vamos ter que rever o processo de trabalho para atender a necessidade conforme a disponibilidade das vacinas.”
Sobre a chegada das vacinas, o prefeito Fábio Branco comentou que o número ainda é bastante pequeno, neste momento, porém, tem expectativa de que a produção e chegada de novas doses ao Estado e à região sejam ainda mais intensas, para se atender um número bem maior da população no município. “Temos um plano nacional de vacinação e nele estamos enquadrados. Estamos atentos e vamos pressionar por mais vacinas”, acrescentou o prefeito.
Resultados dos exames
A secretária da Saúde relatou, ainda, que foi determinado um diagnóstico da oferta de testes para Covid-19, devido à reclamação de muitas pessoas que desejavam ter os resultados em tempo mais curto possível. Até o final da semana, ela acredita que se tenha o resultado desse diagnóstico para se poder ofertar o melhor exame. “Qual é o melhor exame para ser ofertado em grande volume, a fim de se tentar agilizar diagnósticos e apresentar os resultados em tempo menor, ou seja, em 48 horas? Essa é a resposta que vamos apresentar.” Tendo os resultados mais rápidos, as pessoas infectadas respondem melhor às ações preventivas, cita a secretária.
Ações na praia
Junto com o prefeito e com a secretária da Saúde, o titular da Secretaria do Cassino, Sandro Oliveira (Boka), comentou sobre ações que estão sendo desenvolvidas nesse Verão no Balneário. Uma delas refere-se à parceria da Prefeitura, Brigada Militar e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) que têm atuado na prevenção e orientação aos moradores e turistas que frequentam a praia, bem como a quem possui algum comércio ambulante ou em outros locais do Balneário.
Um grande evento que vai ter as atividades na praia em parte suspensas, outras proibidas, mas vai ocorrer por meio de uma Live, é a Homenagem à Iemanjá. As manifestações serão bastantes restritas na praia, não haverá aglomeração, manifestações religiosas que promovam aglomerações e comércio como em anos anteriores, respeitando-se as normas de prevenção à Covid-19. Pela Internet, vai ser contada a história da Homenagem à Iemanjá e realizados atos religiosos. Haverá manifestação de várias autoridades religiosas e envolvimento da União Rio-grandina de Cultos Umbandistas e Afro-brasileiros Mãe Iemanjá (Urumi).
“Tivemos problemas sérios de aglomeração que estamos coibindo. O momento não é de se aglomerar, mas de prevenção, com comércio funcionando, porém, dentro das regras de distanciamento e com responsabilidade. Vamos continuar com as ações na praia, sempre na abordagem com educação. Não vamos tolerar aglomerações nem festas na beira da orla .Vivemos num momento difícil e precisamos manter o respeito ao próximo, a responsabilidade e a segurança”, disse Sandro Oliveira. “É com respeito que vamos superar esse momento. Vale a pena a conscientização”, reforçou o prefeito.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Reprodução