Rio Grande fará busca ativa de crianças que não se vacinaram contra Covid-19
Apenas 9% das 5.528 crianças com idades entre 3 e 4 anos que vivem em Rio Grande foram vacinadas contra a Covid-19. O dado divulgado nesta quinta-feira (4) pela secretária da Saúde, Zelionara Branco preocupa as autoridades.
Nos próximos dias as secretarias da Saúde e da Educação realizarão uma busca ativa destas crianças nas escolas, com o objetivo de sensibilizar os pais ou responsáveis sobre a importância da vacinação. “A expectativa é de que a partir disso a procura pela vacinação das crianças aumente, diz a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Valéria Risso.
As equipes da Saúde também estão preocupadas com a vacinação das pessoas com mais de 12 anos idade. Entre este público apenas 27,12% completou o esquema vacinal com as três doses possíveis. Isso representa 44,5 mil pessoas de um universo total de 179,3 mil. A boa notícia é que 91,5% ou 164,2 mil receberam as duas primeiras doses da vacina.
“É fundamental as pessoas completarem o ciclo vacinal cujas doses estão disponíveis, pois a durabilidade de respostas das vacinas ao vírus da Covid-19 é em torno de três a quatro meses. Passando esse período, a resposta de proteção que a pessoa adquiriu depois de ter tomado uma dose cai bastante. Quanto mais tempo a pessoa atrasar para tomar as doses seguintes, mais vulnerável ficará”, diz a secretária de Saúde, Zelionara Branco.
Mais proteção
A vacinação de crianças e adolescentes contra Covid-19 pode evitar infecções e também hospitalizações e óbitos, além de complicações pós Covid-19. Conforme Valéria Risso durante a pandemia, foram identificados casos de crianças e adolescentes que tiveram agravamento do quadro, principalmente quando associado com doenças pré-existentes com vários casos de internações e óbitos. E foi por isso que em dezembro de 2021 a Anvisa aprovou a vacinação de crianças de 5 até 11 anos e, no final de julho, das crianças de 3 e 4 anos.
Doses disponíveis
Atualmente, as doses disponíveis no município por faixa etária são: criança – dose 1 e dose 2; adolescentes – dose 1, dose 2 e dose de reforço; pessoas com 18 anos até 39 anos – dose 1, dose 2, dose reforço (terceira); e pessoas de 40 anos ou mais – dose 1, dose 2, dose reforço (terceira) e reforço dois (quarta dose).
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil