NotíciasRio Grande

Rio Grande mantém testagem contra a Covid-19 em todas as unidades

Como a pandemia da Covid-19 ainda não acabou, a Secretaria da Saúde do Rio Grande mantém atividades específicas de prevenção ao novo coronavírus. Uma delas é a testagem oferecida para a população, a fim de identificar se a pessoa está ou não com o vírus da Covid-19. O serviço é gratuito e pode ser realizado em todas as unidades de Saúde do município.

Nas duas UPAs (Cassino e Junção) e na UBS do Parque Marinha, o serviço é ofertado nas 24 horas do dia. Nos demais locais, o atendimento ocorre no horário de funcionamento das unidades de Saúde.

Para realizar o teste é necessário passar por uma avaliação feita pelos profissionais que atendem nas unidades. Eles observarão as condições clínicas do paciente e verificarão se ele deve fazer o teste, e se está no prazo mínimo exigido para testagem, ou seja, três dias após perceber os primeiros sintomas gripais, como por exemplo febre, tosse.

Titular da Secretaria da Saúde do Rio Grande, Zelionara Branco explica que ao chegar ao posto, o paciente passa pela triagem. “Se ele estiver dentro do prazo para fazer o teste, a equipe fará naquele instante. Caso contrário, será feito o agendamento obedecendo aos três dias de início dos sintomas e, neste período, a pessoa ficará em isolamento”.

Números

Testagens oferecidas pelos serviços públicos de Saúde no município são gratuitas e realizadas conforme a disponibilidade do teste e sob orientações das notas informativas do Estado. De acordo com o Laboratório Municipal de Análises Clínicas da SMS (LAMAC), órgão responsável pela distribuição dos testes e pelas informações que abastecem o sistema estadual, semanalmente, são realizados cerca de 800 testes.

Entre os dias 6 e 16 deste mês, foram 1.117 testes, sendo que 143 tiveram resultado positivo. Estes testes são apenas os oferecidos pela rede municipal pública e não incluem os realizados pela rede privada.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.