NotíciasRio Grande

Rio Grande não vai exigir passaporte de vacinação no retorno às aulas da rede municipal

Com a volta às aulas previstas para o dia 3 de março, as secretarias da Educação e da Saúde do Rio Grande emitiram uma ordem de serviço que orienta as escolas da rede municipal sobre as regras de prevenção à Covid-19. O documento se baseia nas orientações do Governo do Estado e tem como uma das principais definições não exigir a carteira de vacinação contra o Coronavírus.

Conforme o documento, cada instituição deverá atualizar o seu plano de contingência e indicar um responsável pela comunicação de casos de Covid. Entre as medidas sanitárias estão o uso obrigatório de máscaras, a disponibilização de álcool em gel 70% e a higienização frequente das superfícies de uso coletivo, como corrimões e maçanetas.

O compartilhamento de materiais de uso pessoal deve ser evitado e os bebedouros serão usados apenas para o abastecimento de garrafas. O distanciamento e a ventilação cruzada (ar condicionado e janelas) também devem ser observados. As escolas promoverão ações de educação em saúde, além de reforçar a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada.

PROCEDIMENTOS PARA CASOS POSITIVOS

Nos casos em que um estudante ou professor (sintomático) for confirmado para a Covid-19, o isolamento será de sete a dez dias a partir do início dos sintomas. Em casos positivos dentro de salas da Educação Infantil, o monitoramento de alunos e professores ocorrerá por 14 dias. Na ocorrência de três ou mais casos positivos, as atividades presenciais da turma serão suspensas por dez dias, a contar do comparecimento do indivíduo positivado por último.

Nas turmas de Ensino Fundamental, alunos ou professores sintomáticos serão afastados por dez dias. Aqueles que se enquadrarem na definição de contato próximo (sem uso de máscara) e estiverem assintomáticos ou tiverem contato com positivados, apenas o estudante será afastado, sem a necessidade de testagem. Os professores devem ser testados antes do afastamento.

AULA INAUGURAL

A aula inaugural do ano letivo de 2022 com a participação de professores, foi marcada para às 18h desta quarta-feira na Sociedade Amigos do Cassino (SAC). A apresentação da palestra “Educação e Inovação: As possibilidades e Desafios da Educação Empreendedora”, ministrada pelo Consultor do Sebrae, Bruno Bittencourt, abre as atividades práticas, direcionadas aos professores, do programa Cidade Empreendedora a partir do eixo da Educação.

Ao longo do ano, as ações serão desenvolvidas com os alunos da 9ª série. O objetivo é despertar a curiosidade e incentivar o empreendedorismo inovador desde a juventude como fomento ao crescimento e desenvolvimento da cidade, geração de emprego e renda.

orientações-escolas

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.