Rio Grande passa a fazer parte do Sistema Estadual de Cultura
A partir de agora Rio Grande está certificada como um dos municípios que integram o Sistema Estadual de Cultura do Estado. A adesão foi oficializada na última sexta-feira (25), durante a Assembleia de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), realizada em Torres. A cidade foi a única da região a receber a certificação.
A secretária estadual de Cultura, Beatriz Araújo entregou a certificação ao gestor municipal Luis Henrique Drevnovicz, firmando o ingresso do município no sistema que propõe integrar, articular e organizar a gestão cultural, aproximando governo e sociedade civil. O objetivo é desenvolver e implementar políticas culturais permanentes, de forma planejada e complementar.
Conforme Drevnovicz, Rio Grande já havia preenchido os pré-requisitos necessários a adesão do sistema – entre eles a criação do Sistema Municipal de Cultura – e aguardava pela certificação. Para o secretário, o ingresso no sistema é fundamental, pois facilita o recebimento de verbas e a participação em editais. “A partir disso, todos os recursos repassados pelo estado serão, basicamente, recebidos por repasse entre os sistemas municipal e estadual”, diz ele.
O secretário explica que a busca pelo credenciamento teve início na última gestão do prefeito Fábio Branco quando foi criada a Secretaria da Cultura. A partir disso, o trabalho seguiu com a criação do Plano, Conselho e Fundo Municipal de Cultura, que juntos compõem o Sistema Municipal da Cultura, o que viabilizou a certificação obtida na semana passada.
Atualmente mais de cem cidades estão credenciadas. Entre as vantagens da adesão estão a gestão cultural estruturada, garantia de continuidade de políticas públicas, assessoria e a promoção descentralizada da cultura.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação