NotíciasRio Grande

Rio Grande poderá ser contemplado por nova edição do “Minha Casa, Minha Vida”

Na manhã desta terça-feira, 08, os vereadores Rubilar Tavares – Juquinha (PSB), Jefferson Bonilha – Lary (Cidadania) e Fábio Domingues – Fabinho (PSD) estiveram representando a Câmara Municipal do Rio Grande em uma reunião na Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, em Brasília. O encontro foi obtido através do gabinete do deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT), representado pelo seu assessor Luciano Gonçalves.

De acordo com o Secretário Nacional de Habitação, Sr. Hailton Madureira, o município do Rio Grande tem até a próxima sexta-feira, 11, para cadastrar uma área a ser destinada ao projeto “Minha Casa, Minha Vida”, garantindo este investimento de moradia popular que irá beneficiar diversas famílias.

Conforme informou o vereador Rubilar Tavares – Juquinha, a solicitação de cadastramento do município em programas habitacionais já havia sido feita pelos vereadores no ano passado e, hoje, são apresentadas quatro novas modalidades para que Rio Grande venha a receber um empreendimento do “Minha Casa, Minha Vida”. “São quatro possibilidades de trazer este investimento para Rio Grande. A primeira delas é a Prefeitura apresentar uma área até sexta-feira, dia 11, para a Caixa Econômica Federal, agente financiador do programa, e garantir o cadastramento no Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1, podendo ser apresentado um terreno público ou privado”, informou o vereador.

As outras possibilidades de incluir o município no programa são: Minha Casa, Minha Vida – Entidades, onde associações, entidades e cooperativas podem cadastrar uma área para a construção, de forma semelhante ao Empreendimento Junção; Minha Casa, Minha Vida – Rural, destinada para famílias residentes nas áreas rurais, como o interior do município, as ilhas e demais localidades, incluindo os agricultores familiares. Por último, o município está apto a contratar um financiamento de até R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais) através do Governo Federal com taxas de juros de 8% ao ano. Além disso, o financiamento conta com carência de até 6 meses após o empreendimento pronto para começar a pagar.

O vereador Juquinha considerou a reunião como extremamente positiva e importante: “Já estamos fazendo contato com a Prefeitura e a Secretaria de Habitação para que o cadastro seja realizado o mais breve possível. Fomos informados de que o município já cadastrou dois locais para receber os investimentos, porém, ainda é possível fazer mais. De acordo com o Secretário Nacional de Habitação, Rio Grande poderá ser beneficiado nesta etapa com até 500 moradias, devido ao déficit habitacional e ao número de moradores”, finalizou o vereador.

Jornalista Nicole Soares Corrêa Jornalista/Assessora Parlamentar Vereador Rubilar Tavares – Juquinha (PSB)

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.