Rio Grande recebe mais 3.450 doses da vacina CoronaVac
Nesta terça-feira (09/02), Rio Grande receberá mais 3450 doses da vacina contra o coronavírus da CoronaVac produzida no Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac. As doses já estão desde o início da tarde desta segunda disponíveis na 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ªCRS), chegaram no domingo (07/02) ao Estado e foram trazidas pela Aeronave da Brigada Militar. No entanto, Rio Grande, irá retirar as doses somente nesta terça.
Distribuição das Doses e Calendário
Das 3450 doses recebidas nesta terça, 820 serão para trabalhadores da saúde com idade acima de 60 anos e 2630 para idosos acima de 85 anos domiciliados e acamados.
Como irá funcionar
A Prefeitura do Rio Grande irá realizar um cadastramento, a ser preenchido pela comunidade, via formulário na internet para o mapeamento das pessoas acamadas do município. A plataforma ainda não está disponível e será uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Rio Grande (IFRS).
Entenda
Conforme a previsão da Secretaria de Saúde do Estado e confirmado pela 3ªCRS, 820 doses serão destinadas a trabalhadores da saúde com idade acima de 60 anos e 2630 a idosos acima de 80 anos, número que corresponde a 43% de idosos de 80 anos ou mais. No entanto, segundo a Secretária de Saúde do Município, Zelionara Branco, a nova remessa será direcionada para os idosos acamados e domiciliados, acima de 85 anos, e outra parte ainda vai ser para tentar concluir a vacinação de trabalhadores da Saúde no município.
De acordo com a Prefeitura Municipal do Rio Grande para facilitar o acesso a informações e a identificação deste grupo específico, a Secretaria de Município da Saúde irá realizar uma parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Rio Grande ( IFRS) com o objetivo de encontrar uma forma de cadastramento pela Internet. Isto é, “a pessoa vai acessar um link e cadastrar o familiar acamado, acima de uma determinada idade – vamos fazer esta estratificação, também, mas, num primeiro momento, vai ser acima de 85 anos – para receber a dose no domicílio”, explica Zelionara.
Vacinômetro Rio Grande
Com a chegada de um novo lote do imunizante, o município possui 11.500 doses disponíveis. Até a última atualização, foram vacinadas 4.041 pessoas, sendo 3.241 profissionais de saúde, 662 residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI´s), 39 indígenas e 99 Pessoas com Deficiência (PCD´s). De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde e do Programa Nacional de Imunizações (PNI), na primeira fase estes são os grupos que devem ser vacinados. Zelionara Branco, Secretária Municipal da Saúde, explicou que a última etapa deste grupo prioritário é vacinar os trabalhadores inseridos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, mais de 6.300 profissionais de clínicas e consultórios privados que não atendem pacientes da covid-19 diretamente.
As vacinas são distribuídas pelo Ministério da Saúde, através do Governo Federal para os Estados. No Rio Grande do Sul, as doses são entregues para as Coordenadorias Regionais de Saúde. A 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, localizada em Pelotas é responsável por 22 municípios, abrangendo Rio Grande.
Saiba a quantidade de doses recebida, neste novo lote, para cada município da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde
- Amaral Ferrador 80
- Arroio Padre 60
- Arroio Grande 270
- Canguçu 840
- Capão do Leão 270
- Cerrito 110
- Chuí 80
- Cristal 100
- Herval 130
- Jaguarão 460
- Morro Redondo 140
- Pedras Altas 20
- Pedro Osório 130
- Pelotas 7110
- Pinheiro Machado 210
- Piratini 380
- Rio Grande 3450
- Santa Vitória do Palmar 490
- Santana da Boa Vista 180
- São José do Norte 370
- São Lourenço do Sul 700
- Turuçu 50
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Richard Furtado