Rio Grande receberá 52ª Ciranda Cultural de Prendas no mês de maio
Daqui um mês a cidade do Rio Grande será a capital do tradicionalismo gaúcho, com a realização da fase estadual da 52ª Ciranda Cultural de Prendas, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de maio. O evento que é realizado anualmente sempre na segunda quinzena do mês de maio, reúne jovens das 30 regiões tradicionalistas do Estado para a escolha não só das representantes da juventude tradicionalista, mas também da mulher gaúcha.
A Ciranda é realizada na cidade da atual 1ª Prenda Adulta do Estado do Rio Grande do Sul, a rio-grandina Giovana Martins, do CCN Sentinela do Rio Grande, que conquistou o título na edição do ano passado, realizada na cidade de Bagé, na região da Campanha. Durante os três dias da Ciranda, as candidatas participam de avaliações artísticas, orais, de conhecimentos sobre história, geografia, tradição, tradicionalismo e folclore do Rio Grande do Sul, além da apresentação de uma Mostra Folclórica e relatório de atividades. A partir disso, são escolhidas as Prendas mirins, juvenis e adultas que melhor representam as virtudes, a graça, a cultura, a força e a expressão da mulher gaúcha.
A história da Ciranda de Prendas
O concurso inicialmente era promovido pela Rádio Gaúcha, Jornal Última Hora e VARIG, e se chamava “Mais Linda Prenda do Rio Grande do Sul”, tendo sua primeira edição realizada no ano de 1959. Mais tarde, em 1968, surge a denominação de “Concurso de Prendas”, onde escolhia- se a 1ª Prenda do Estado. No ano de 1980 surge a categoria mirim, trazendo a pureza das crianças para os concursos, que foi realizado oficialmente somente em 1982, quando foi eleita a primeira Prenda Mirim.
Até então os concursos eram realizados paralelos aos Congressos Tradicionalistas, somente no ano de 1985, que o concurso foi desvinculado, passando a ser realizado no mês de maio na cidade da 1ªPrenda. No mesmo ano, também passou a ser eleita a 2ª Prenda, e no ano seguinte, a 3ª Prenda Adulta. Em 2002 o Concurso passou a denominar-se “Ciranda Cultural de Prendas”, trazendo o formato que permanece até hoje.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação