Rio Grande se mobiliza para o Dia D de vacinação no sábado
A Secretaria da Saúde participa da mobilização nacional denominada Dia D de Vacinação, sábado (30). Neste dia, as unidades de Saúde no município estarão funcionando das 9h às 17h para aplicar tanto a vacina contra a gripe Influenza (H1N1) como para atualizar as doses contra a Covid-19 em adultos e crianças. Também vão ser imunizadas com a tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) as crianças de 6 meses a 5 anos incompletos e trabalhadores da Saúde.
Além das unidades de Saúde, o Praça Shopping e a Faculdade Anhanguera são dois locais que participam desta campanha. Pela manhã, haverá uma unidade móvel na Vila Mangueira, das 9h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h, na Henrique Pancada junto à pista de skate. É imprescindível a apresentação de documento de identidade e a carteira de vacinação.
A campanha nacional é para reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções causadas pelo vírus da gripe Influenza, que prevê vacinar 90% de grupos prioritários (crianças, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde). Já com a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) a intenção é interromper a circulação ativa do vírus, proteger a população e reduzir a sobrecarga em serviços de Saúde.
Grupos Prioritários
São considerados grupos prioritários para receber as vacinas contra a gripe Influenza as crianças de seis meses a cinco anos incompletos, gestantes, mulheres no período até 45 dias após parto, pessoas consideradas obesas, trabalhadores da Saúde, povos indígenas, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas, conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde, mediante apresentação de prescrição médica ou receita atualizada que comprove a condição de paciente portador de doença crônica, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Comorbidades
Pessoas que tenham comorbidades devem apresentar documento comprovando a doença. Pode ser um resultado de exame, receita de medicamento, atestado médico ou outro documento que sirva como comprovante. A lista das comorbidades está no anexo a seguir.
Onde vacinar
Confira abaixo a relação das unidades de Saúde que estarão abertas para vacinação contra Influenza, tríplice viral e Covid-19, no Dia D.
Resumo_dia-_D-30-DE-ABRIL-2022
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação