Rio Grande se recupera do temporal
O relatório dos danos divulgado pela Defesa Civil, no final da tarde, aponta que uma família ficou desalojada, 14 casas foram destelhadas, 6 postes e 7 árvores foram derrubadas. Ao todo as equipes de socorro atenderam 85 chamados durante o início do temporal e o final da manhã.
Um destes chamados foi na Vila Mangueira, nas proximidades da Lagoa dos Patos, onde a casa da motorista Tiele Ferreira Braga, de 29 anos, foi atingida por uma árvore derrubada pela ventania. A árvore ficou apoiada sobre as vigas da área usada como garagem, o que evitou maiores danos. “Graças a Deus que não aconteceu nada com o carro”, diz aliviada.
Na vila Quintinha uma família teve o telhado da casa destruída por uma árvore e precisou ser realojada em casa de parentes. Durante o dia a equipe da Secretaria de Cidadania e Assistência Social realizou o cadastro para doação das telhas. Ao todo 18 pedidos para doação de lonas foram registrados pela Defesa Civil.
Para garantir a rápida retomada da rotina foi montada um mutirão de ações tanto na zona urbana, como rural que envolveu operários e máquinas das secretarias de Zeladoria e Cassino, além de equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Agentes Trânsito.
No final do dia as equipes da Zeladoria seguiam realizando ações pontuais em alguns bairros que ainda apresentavam necessidades de serviços de desobstrução de tubulações e pequenos consertos em caixas de boca de lobo.
“Foi muita chuva em um curto período, mas nosso sistema de drenagem deu conta. Seguimos trabalhando hoje nos locais onde houve obstrução de fluxo. Estamos conseguindo manter tudo tranquilo”, diz Soares.
Zona Rural
Na Ilha dos Marinheiros a chuva causou danos na estrada e impediu a rota do transporte escolar durante a manhã, porém durante a tarde equipes da Zeladoria trabalharam no local para recompor o trecho afetado e garantir que não haja problemas de acesso à escola na manhã desta quarta-feira.
Atendimentos da Defesa Civil
- Destelhamentos – 14
- Pedidos de lonas – 18
- Árvores caídas – 6
- Postes caídos – 6
- Fios caídos – 10
- Árvores em risco – 1
- Situações de risco – 4
- Situações de socorro diversa – 26
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação