Rio Grande suspende cobrança do termo de consentimento para vacinação de crianças
A exigência de apresentação do termo de consentimento para vacinação de crianças contra a Covid-19 está temporariamente suspensa em Rio Grande. O termo de consentimento não é solicitado pelo Ministério da Saúde e nem pela Secretaria Estadual da Saúde. Rio Grande era o único município da região sul que exigia o termo. A exigência da assinatura do documento passou a ser compreendida, por pais e familiares, como um entrave a vacinação infantil.
A decisão pela suspensão da apresentação foi anunciada nesta segunda-feira pela secretária de Saúde, Zelionara Branco. Amanhã a cidade começa a distribuir a vacina para crianças com 11 anos e sem comorbidades.
Ontem representantes do Ministério Público (MP) e do Conselho Municipal de Saúde foram consultados sobre a cobrança da apresentação do termo. “A representante do Ministério Público pediu mais tempo para analisar a questão e enquanto não tivermos este parecer decidimos não cobrar a apresentação do termo”, diz a secretária.
Pais e responsáveis que acompanharem as crianças na vacinação deverão, no entanto, preencher e assinar a planilha de dados exigida pelo Governo do Estado e que estará à disposição nos locais de vacinação.
Calendário
Nesta terça-feira começam a ser vacinadas as crianças com 11 anos e sem comorbidades. A cada dia da semana uma nova faixa etária será acrescentada até se atingir o público das crianças com cinco anos de idade.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM com informações Ascom PMRG
Foto: Divulgação PMRG