Rio Grande terá “Dia D” para atendimento em saúde no dia 23 de março
Conforme acordado em reunião do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do estado (COSEMS/RS), foi deliberada uma orientação para que todas as Unidades de Saúde do Rio Grande do Sul, promovam neste mês de março ao menos um Dia D, como meio de prevenção à doenças e também para acolhimento às pessoas que necessitem de alguns atendimentos.
Em Rio Grande, a data para a realização do Dia D ocorrerá em 23 de março, das 9h até às 15h, com a participação de equipes de enfermagem, equipes do núcleo de saúde bucal e dos agentes comunitários de saúde (ACS). A articulação do trabalho destes profissionais, segundo o secretário de saúde, Maicon Lemos, ficará a cargo da coordenação de cada Unidade, diante das equipes médicas e do Núcleo de Saúde da Família (NASF).
Atendimento ao público
Quanto à oferta de atendimentos, a organização ocorrerá por meio de atendimentos previamente agendados e no ato da procura. Os trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que encontram dificuldade de acesso durante o horário e funcionamento das Unidades, deverão ter seus exames agendados previamente, em especial nos casos de exames citopatológicos, de testagem rápida, saúde bucal e avaliação nutricional.
Ao restante da população será ofertado o atendimento à partir da desenvolvimento de um grupo extra de prevenção à saúde por Unidade, tanto para os postos tradicionais quanto para Unidades de Saúde da Família (UBSF’s). O foco das demandas de atendimento estará nas mulheres, com o auxílio das trabalhadoras do Programa Hiperdia, grupos de hipertensas, saúde mental, mulheres nas Práticas Integrativas e Complementares no SUS, grupos de artesanatos, entre outros.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Pixabay