Rio Grande ultrapassa Pelotas em número de casos de Covid-19
“Rio Grande testa três vezes mais que Pelotas, se Pelotas testasse o que testamos, estaria com bem mais casos”, afirma o Secretário de Saúde do Município de Rio Grande, Maicon Lemos
Nesta semana, Rio Grande ultrapassou Pelotas em número de casos de Covid-19. De acordo com estimativa do censo de 2019, a cidade possuí 211.005 habitantes, enquanto Pelotas apresenta população média de 342.405 habitantes.
Desde quinta (02/07), Rio Grande já apresentava maior número de casos que a cidade vizinha. Com 289 casos no total enquanto Pelotas possuía 283. Na sexta (03/07), o número foi consideravelmente maior, com Rio Grande evidenciando 341 casos e Pelotas 293. No sábado (04/07), foram anunciados 359 casos para Rio Grande e 310 em Pelotas.
De acordo com o Secretário de Saúde do Município de Rio Grande, Maicon Lemos a razão para esse aumento, é que “Rio Grande testa três vezes mais que Pelotas e os resultados saem no dia, não dependem de ir para Porto Alegre, porque são analisados no HU-Furg/Ebserh. Pelotas envia em média 20 a 30 amostras ao dia para o LacenRS, e nós estamos fazendo 100 amostras ao dia. Se Pelotas testasse o que testamos, estaria com bem mais casos”.
Onde são realizados os testes
Em Rio Grande, desde 09 de junho, os testes para Covid-19 RT-PCR, considerado o padrão ouro no diagnóstico, são realizados no Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg/Ebserh). O laboratório possui a capacidade de realizar 60 a 100 testes ao dia e entrega os resultados entre 24 a 72 horas, dependendo do processamento da amostra.
Além disso, o município também conta com os testes rápidos. E, conforme avaliação, cada um deles é realizado. De acordo com Lemos, o critério para realização das testagens são: sintomas gripais e contatos com casos confirmados.
Em Rio Grande, já foram realizados cerca de 2400 testes. Neste domingo o Secretário explica que serão realizados 100 testes de pessoas agendadas que serão atendidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em suas residências.
Pelotas realiza os testes RT-PCR no Laboratório Central do Estado (LacenRS) localizado em Porto Alegre, onde está centralizada a maior parte de testes das cidades do Rio Grande do Sul. É responsabilidade do município coletar a amostra e enviar para a capital. O tempo de espera pelos resultados, neste caso, é geralmente maior, porque leva em consideração o tempo de envio do material e a sobrecarga do laboratório.
Ocupação de leitos nos hospitais
Conforme o Boletim informado pela prefeitura, Pelotas neste sábado, possuía 8 pessoas internadas em UTI. Sendo 4 delas de outros municípios. E mais 4 pessoas confirmadas na enfermaria e 5 suspeitos. O município possui 31 leitos de UTI para Covid-19.
Em Rio Grande a ocupação de leitos de UTI habilitados para Covid-19 está em 100% desde 01/07. O município possui 10 leitos de UTI para enfrentamento à Covid-19. Do total, 07 estão ocupados com pacientes positivos, para coronavírus, de Rio Grande.
E de acordo com o Boletim de Internações informado pela prefeitura, 24 dos leitos clínicos estão ocupados com pacientes suspeitos para a Covid-19 ou confirmados. Na Santa Casa são 44 leitos no São Lucas III e 05 leitos na Emergência do Pronto Socorro.
No HU-Furg/Ebserh há 8 leitos clínicos e atualmente 07 estão ocupados. O HU-Furg/Ebserh não possui leitos com financiamento para Covid-19. Entretanto, há um paciente positivo para Covid-19 internado no leito de isolamento da UTI Geral.
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Pixabay