Rio Grande ultrapassa sensação térmica de 40°C
A MetSul alertou para o modelo meteorológico norte-americano GFS que projetava em sucessivas saídas temperaturas de até 47ºC na área de Porto Alegre e máximas perto de 50ºC no Rio Grande do Sul, Centro da Argentina e no Uruguai neste final de semana.
Modelo indica calor de quase 50ºC na metade do mês – O que sabemos para você entender
O Uruguai nesta sexta-feira (14), registrou temperatura mais alta em 79 anos.
Conforme o Metsul de acordo com o Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet), a temperatura máxima na cidade da Florida chegou a 44ºC, o que iguala o recorde absoluto nacional de máxima de 44ºC de 20 de janeiro de 1943.
Nesta sexta-feira (14), a cidade do Rio Grande alcançou a temperatura de 33°C por volta das 15h e com sensação térmica de 36°C.
Neste sábado (15), a 🌡 está em 36°C com sensação térmica até 42°C.
Nesta sexta-feira, a MetSul alertou sobre uma massa de ar muito quente e maior umidade nos próximos dias com alto risco de temporais fortes a severos no Sul do Brasil e índices de calor (sensação térmica) extremamente altos e nocivos à saúde.
Calor entrará na fase úmida com fortes temporais e sensação opressiva
Segundo análise da MetSul o modelo meteorológico norte-americano antecipa que serão temporais de verão com chuva extrema isolada, capaz de gerar inundações e alagamentos repentinos com transbordamento de rios, arroios e córregos. De acordo com a projeção do modelo, áreas mais a Leste de Santa Catarina e do Paraná, além de parte de São Paulo, seriam as zonas de maior risco. Apesar disso, episódios de chuva extrema localizada acompanhando temporais podem ocorrer também no Rio Grande do Sul até o começo da semana.
A Defesa Civil do RS alertou para as temperaturas que seguem altas no final de semana, chegando a 40°C em diversas regiões.
Segundo o órgão, no final de semana o calor é reforçado pela umidade da região da Amazônia atingindo temperaturas de até 43°C em áreas do Oeste, Centro, Noroeste e Campanha. Prevalecerá no final de semana a sensação de abafamento e ar mais pesado por conta da umidade.
A recomendação diante da previsão de onda de calor no Rio Grande do Sul é aumentar a ingestão de água e evitar exposição solar direta entre 10h e 16h, especialmente de idosos e crianças.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Freepik