Rio Grande vai solicitar 11 profissionais para o Programa Mais Médicos
O município do Rio Grande confirmou, nesta terça-feira (18), a readesão ao Programa Mais Médicos do governo federal e está solicitando todas as 11 vagas previstas para a cidade conforme definido no edital publicado nessa data no Diário Oficial da União. A confirmação foi dada secretária Zelionara Branco (Saúde), ao lembrar que, atualmente, quatro profissionais ligados ao Mais Médicos e outros dois do Médicos pelo Brasil trabalham na rede pública municipal.
Rio Grande é um dos 216 municípios gaúchos aptos a receber profissionais do Programa Mais Médicos. De acordo com a secretária, esses novos profissionais seriam colocados como um apoio nas unidades de Saúde do município.
Ela confirma que apenas dois postos de Saúde estavam com falta de médicos: o da Ilha dos Marinheiros e na localidade do Senandes. Na Ilha, a profissional pediu licença de saúde e a Secretaria tem dado suporte à comunidade com profissionais de outras unidades, até que um outro médico seja direcionado para o local. No bairro Senandes, a unidade de Saúde já está sendo atendida por outra médica, desde segunda-feira (17).
Processos Seletivos
Em março, um processo seletivo aberto pela Prefeitura Municipal abriu vagas para 11 médicos generalistas atuarem na Secretaria da Saúde na área da Estratégia Saúde da Família (ESF), com salários poderiam chegar até R$ 10.300,00 (dez mil e trezentos reais), para uma carga horária de 20 horas semanais. Cinco das 11 vagas foram preenchidas e os profissionais já estão trabalhando. Um foi para a unidade de Saúde do Senandes, outro para a do bairro Marluz, um para a Santa Rosa, um para a Cidade de Águeda e um, provisoriamente, para a Junção, local que tinha urgência de mais médicos.
Por outro lado, a Secretaria prorrogou até 24 deste mês outro processo para contratação de novos profissionais. As vagas são para quatro psiquiatras, dois pediatras, dois neurologistas e três farmacêuticos. Mais informações podem ser obtidas (53) 32374200.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação