Rio-Grandina, Campeã Brasileira de Padel, parte para novos desafios na Espanha
Rafaella Masseron Laviaguerre aos 4 anos de idade já ousava suas primeiras “raquetadas” no Padel
Aos 8 já disputava torneios e aos 12 participou do 1º Mundial de Menores. Apesar de seu pai ser proprietário de uma quadra de Padel e professor do esporte, seu interesse foi despertado naturalmente.
Jogou até os 17 anos, quando decidiu interromper para cursar Psicologia. Mas quis o destino que o Padel permanecesse em sua vida, e após 4 anos sem jogar, recebeu o convite para “bater uma bolinha”. O que foi retomado como brincadeira, é hoje, um dos principais combustíveis para essa história: Rafaella, rio-grandina, 26 anos é Campeã Brasileira de Padel.
Depois de seu pai, a quem atribui ser o seu maior incentivador, a atleta contou com o apoio dos professores e destaca a contribuição de Fabrício Bareño que a ensinou a enxergar o jogo de uma forma diferente, pensando em tática e estratégia, conforme aponta. Para ela, isso foi fundamental para o seu crescimento e últimas vitórias como atleta.
Atualmente, a jovem disputa campeonatos e ministra aulas de Padel.
Novos Desafios
Rafaella irá agora para um novo desafio: Treinar na Espanha – que é o maior cenário de Padel Mundial. Além disso, lá ela irá ministrar aulas do esporte.
Como uma despedida antes da viagem, Rafa promoveu um torneio especial no mês de fevereiro, com o objetivo de reunir os amigos que convivem há tantos anos praticando esse esporte, confraternizar e angariar recursos para a viagem.
Para a sua surpresa, o jogo entre amigos obteve 67 duplas inscritas. Como a atleta explicou, eram jogos que não valiam nada, as pessoas se inscreveram pelo prazer do esporte e estarem juntas. “Padel é um esporte para todos, porque a bola está sempre em jogo. É diferente de outros esportes que a bola saí de campo. É também familiar e agregador, porque todos podem assistir e jogar”, explica.
Sua trajetória de vida com o Padel
“O que antes fazia por lazer, passei a pensar que podia ter meu futuro totalmente aliado ao Padel”, conta.
Atleta desde os 4 anos, iniciou sua participação nos torneios nacionais aos 8 anos de idade.
Dos 12 aos 17 foi atleta da Seleção Brasileira de Menores, nesta categoria participou de 4 Campeonatos Mundiais e 3 Panamericanos. Foi atleta da seleção profissional aos 17 anos. Após interromper sua atividade no Esporte, em 2016, retornou para as quadras.
Títulos
2003
- Campeã Mundial de Menores SUB12
- Campeã Brasileira SUB12 e SUB14
2004
- Vice Campeã Panamericana de Menores SUB14
2005
- Terceiro Lugar no Mundial de Menores Sub14
- Campeã Brasileira Sub14 e Sub16
2006
- Vice Campeã Panamericana de Menores Sub16
2007
- Vice Campeã Mundial de Menores Sub16
- Campeã Gaúcha 1ª Categoria Feminina Novo Hamburgo
2008
- Terceiro Lugar no Mundial Profissional
2016
- Vice Campeã Padel Brasil Futuro 1ª Categoria Feminina
- Terceiro Lugar Mundial Profissional
2017
- Campeã Paranaense 1ª Feminina
- Vice Campeã Brasileira 1ª Feminina
- Vice Campeã Gaúcha 1ª Feminina
- Campeã Brasileira 1ªFeminina
- Vice Campeã Gaúcha 1ª Feminina
- Vice Campeã Paranaense 1ª Feminina
- Campeã Brasileira 1ª Feminina
- Vice Campeã Sul Americana
A Jovem atleta leva o nome de Rio Grande e do País para o Mundo. Conta com alguns patrocinadores que são: Compass, Aqua Padel Cristal, Team Bareño Padel, Escritório de Arquitetura Garibaldi, Oh Là Lá Cosméticos, Nakagawa Fisioterapia, Ponto Gráfico, K Fitness Academia, Fernanda Fontoura Personal Trainer e Sport Fit Academia.
Se você quiser ajudar ou marcar aulas de Padel, pode entrar em contato pelo (53) 98417-1122.
Jornalista Thuanny Cappellari – Equipe Rio Grande TEM
Foto de Capa: Fábio Gomes