NotíciasRio Grande

Rio-grandina Charlise Bandeira é finalista do prêmio profissionais da música

A rio-grandina Charlise Bandeira está classificada como finalista para o prêmio profissionais da música. A musicista irá disputar em duas categorias: Instrumentista Popular Feminino e Cultura Popular – música de reza.

É a primeira vez que uma rio-grandina chega na final do prêmio profissionais da música.

Charlise é compositora, flautista, estudante de Graduação em Flauta Transversal pela Universidade Federal de Pelotas e vem conquistado cada vez mais espaço na música demonstrando seu talento e levando um pouco da cidade do Rio Grande para diversas regiões do estado.

Charlise contou sobre o sentimento de estar concorrendo para o prêmio profissionais da música:

“Estou muito feliz em estar concorrendo em duas categorias no Prêmio Profissionais da Música 2025! Representar Rio Grande em um evento nacional tão importante é uma grande honra. Esse reconhecimento valoriza o trabalho que venho desenvolvendo e reforça a importância da música na nossa região. Independentemente do resultado, já me sinto grata por essa conquista e por poder levar um pouco da nossa identidade para um cenário tão amplo!”

O Prêmio Profissionais da Música que está na oitava edição será realizado nos dias 26 a 28 de Junho de 2025 em Brasília/DF.

O Profissionais da Música conta com quatro categorias: Criação, Produção, Educação e Convergência, o prêmio apresenta indicações por região do país em diversas nominações, além de destaques em diversas áreas.

Foram 2045 inscrições validadas e centenas de indicações coletadas, analisadas e votadas por um seleto grupo de 82 jurado(a)s de todo o país.

Sobre Charlise Bandeira

Pedagoga, Compositora, Flautista, Bacharelanda em Flauta Transversal pela Universidade Federal de Pelotas, é natural da cidade de Rio Grande, RS. Aos 12 anos de idade ingressou na Banda Marcial Mate Amargo tocando os instrumentos de percussão e a partir daí não parou mais o fazer musical. Aos 16 anos de idade ingressou na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos, cursando violão clássico e teoria musical e solfejo. Paralelo ao curso, iniciou os estudos em flauta transversal na Banda Marcial Lemos Júnior, dedicando-se exclusivamente ao instrumento. Em 2008 iniciou sua trajetória profissional na Big Band da Furg e em 2014 nos festivais nativistas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo premiada em diversos deles, como a Califórnia da Canção Nativa, Seara da Canção Gaúcha, Ponche Verde da Canção Gaúcha, Carijo da Canção Gaúcha, Vertente da Canção, Canto Missioneiro, Canto da Aldeia, Reponte da Canção dentre outros. Em dezembro de 2018, Charlise Bandeira foi agraciada com o troféu Vitor Mateus Teixeira como instrumentista destaque. Este troféu é realizado anualmente através da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Em setembro de 2023, Charlise também realizou uma turnê de 35 dias nos meses de setembro e outubro nos Estados Unidos com o projeto Alejandro Brittes Quartet, percorrendo oito estados americanos, 27 apresentações, dentre elas a Biblioteca do Congresso Americano, Queens Theatre, Georgetown University, Hamiltom College, Levitt Pavilion em Westport, CT , The Trust Performing Arts Center em Lancaster, George Mason University, Consulado da Argentina, dentre outros locais. Seja pela vestimenta típica da mulher gaúcha, seja pela flor vermelha nos cabelos, seja nos palcos da Big Band, ou nos shows de música gaúcha, mas principalmente pelo talento e sensibilidade na execução da flauta transversal.

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

Foto: Bruno Strelow

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.