NotíciasRio Grande

Rio-grandina Natasha Cardoso é eleita Miss Trans Global

A rio-grandina Natasha Cardoso foi eleita a Miss Trans Global 2022. O título foi obtido em 31 de outubro. Em abril de 2022 Natasha representou o Rio Grande do Sul no Miss Brasil Trans e conquistou o título nacional. O Miss Trans Global tem sede em Londres, é um evento anual que tem o objetivo de dar às mulheres transgênero de todo o mundo uma forma de mostrar seu talento, criatividade e inteligência. Natasha é Técnica de Enfermagem, Especializada na Política Nacional LGBT, Especializada em Urgência e Emergência, Coordenadora do Programa Municipal de Saúde LGBT de Rio Grande e Presidente MDB diversidade inclusão do Rio Grande.

“Este título é de grande importância para a nossa cidade, nosso estado e o nosso país e vai impactar de forma muito positiva na vida de toda as pessoas trans do Brasil. Que eu seja capaz de conduzir este título com muita maestria”, declarou.

No concurso Miss Trans Global 2022 foram 24 países buscando uma vaga no top 6. Natasha explica que nas inúmeras entrevistas, enviou vários conteúdos, mostrando o papel que ocupa na sociedade e como impacta na vida das pessoas trans e travestis. No top 6 foram classificadas as Miss dos seguintes países: Colômbia, Philipinas, Canadá, Uganda, Holanda e Brasil.

Na última etapa, o critério avaliado pelos jurados foi o engajamento social. Natasha conta os detalhes: “Dentro do engajamento social, tivemos que apresentar os aspectos positivos e negativos, na visão social que fazem parte do coletivo da vida das pessoas travestis e transsexuais. E quais eram as estratégias para lutar contra todos os estigmas sociais que acarretam a vida das mulheres travestis e transsexuais. De que forma, usaríamos a nossa voz para representar o Miss trans Global e trazer o impacto positivo para a vida das pessoas”.

Natasha contou que foram diversas etapas até obter o tão cobiçado título de Miss Trans Global 2022. “Eu apresentei para a organização internacional o trabalho que já realizo em prol da equidade social e de saúde para o coletivo de pessoas LGBTQIAP+. Levei meu compromisso na luta pela garantia de direitos humanos e da promoção social. Além do engajamento social, o diferencial do Miss Trans Global, é a busca de uma representante que concilie beleza com propósito. Conduzi todas as etapas de forma muito leve.”

Natasha entende que a concorrência não era uma tarefa fácil: “Tinha a certeza que estava fazendo o meu melhor e mostrando todas as minhas potencialidades. E que de fato eu estava na disputa com mais 5 mulheres lindas e fortes que também desempenham papéis sociais de grande importância em seu país. E apenas uma seria eleita. Por isso, cuidei da minha saúde mental, porque inteligência emocional é fundamental. Me preparei esteticamente e fui lutar pela coroa para o nosso país, pois fazia mais de dez anos que não ganhávamos. Confesso que fiquei surpresa, porém realizada. Tenho uma equipe que trabalha junto comigo, me dando todo apoio e suporte para desenvolver meu trabalho. Agora, os desafios são maiores. Já estou começando a sentir o impacto que é ser a mulher trans mais bonita do mundo”.

A proposta do concurso Miss Trans Global é ser um instrumento para aumentar a oportunidade e conscientização sobre as mulheres transgênero que sofrem em todo o mundo e que lutam para sobreviver devido a rejeições familiares, falta de moradia, falta de emprego e oportunidades.

O Miss Trans Global 2022 apoia as áreas em que as mulheres transgênero mais precisam de ajuda, como a inclusão de profissionais transgêneros, mulheres trans negras e rainhas guerreiras ativistas em países onde é ilegal ser membro da comunidade LGBTQIAP+.

Os vencedores do Miss Trans Global são porta-vozes que trabalham com organizações de base para influenciar mudanças positivas no mundo todo. Trabalham em estreita colaboração com organizações ativistas como TransValid, TransBeauty Magazine e muitas outras para aumentar a conscientização, educar e inspirar as pessoas trans em todo o mundo.

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

Foto: Miss Trans Global 2022

Um comentário sobre “Rio-grandina Natasha Cardoso é eleita Miss Trans Global

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.