Rota do Parque: projeto de grande obra de mobilidade urbana é apresentado à população em audiência pública
O projeto da maior obra de mobilidade da cidade do Rio Grande deu na noite de ontem, 18 de setembro de 2024, mais um importante passo em direção à sua execução. Aconteceu na noite da última quarta-feira, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, uma audiência pública para a apresentação do projeto Rota do Parque para a comunidade rio-grandina.
O Projeto Rota do Parque prevê a ligação de dois pontos da BR-392, no Bairro Santa Teresa e no Bairro Santa Rosa, através da duplicação e requalificação de diversas vias da cidade do Rio Grande.
O percurso de obras previsto tem aproximadamente 13 quilômetros onde serão investidos R$ 67 milhões. O projeto está dividido em oito etapas e tem prazo de execução previsto de 20 meses.
As obras do projeto apresentado contemplam drenagem e pavimentação das vias além da instalação de mobiliário urbano, obras de paisagismo urbano com o plantio de novas árvores, a construção de ciclovias acompanhando o percurso da Rota do Parque e a instalação de nova iluminação urbana em seu percurso. Também serão instaladas câmeras de segurança em pontos-chave da Rota do Parque, auxiliando ações de monitoramento do trânsito e a segurança nestes locais.
A mobilidade urbana na cidade será positivamente afetada com as obras a serem realizadas em via como Roberto Socoowski, Primeiro de Maio e Val Porto. A Rota do Parque também trará opções de lazer a comunidade pois serão construídos diversos espaços para lazer a prática de exercícios físicos em seu percurso, como praças infantis e quadras esportivas, constituindo seu “parque linear”.
As obras da Rota do Parque estão contemplado dentro do Programa Cidade do Futuro, que conta com o financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento e terá sua aplicação de recursos em diversas obras de infraestrutura e mobilidade em diferentes partes do município, em área urbana e na zona rural, além das vias contempladas no projeto apresentado durante a audiência.
O Gabinete de Programas e Projetos Especiais da Prefeitura do Rio Grande estima que as obras tenham início ainda no ano de 2025 após processo licitatório.
→ Confira a apresentação realizada durante a audiência pública de apresentação do projeto
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp