Roupas para descarte do Banco do Vestuário serão reaproveitadas em oficinas de costura na Perg
Na manhã desta sexta-feira (26), a primeira-dama, Lu Compiani Branco e representantes do Senac realizaram uma visita ao Banco Municipal do Vestuário. Na oportunidade, os presentes puderam verificar a situação das mais de 30 toneladas de roupas para descarte que estavam armazenadas no local desde o ano passado, e que serão utilizadas em uma ação conjunta entre Prefeitura, Senac e Penitenciária Estadual de Rio Grande (Perg). A intenção é reaproveitar as peças durante as aulas da oficina de costura ofertada pelo Senac na Perg, dando nova utilidade para uma grande quantidade de roupas que seriam descartadas. Além de Luciane, estiveram no local os representantes do Senac Michele Di Gesu, Facilitadora de Soluções Coorporativa, Rafael Tunes, líder de Relações com o Mercado e Angela Merice Leite da Silva, professora de Corte e Costura; além do servidor do BMV, Eldilon Pereira Araujo.
Conforme a primeira-dama, o prefeito Fábio Branco solicitou à Superintendência do Porto de Rio Grande uma avaliação sobre a situação dessas peças. Atendendo ao pedido, o Porto enviou uma equipe de gestão ambiental para elaboração de um laudo técnico a respeito das roupas. Após análise, a equipe deu aval para o reaproveitamento dos materiais, mas recomendou que fosse realizada uma dedetização das roupas e local, o que foi executado, também em parceria com o Porto, e concluído na quinta-feira (26). Portanto, as peças já podem ser utilizadas para o projeto.
Compiani também destacou que, como a Perg já possui uma oficina de costura, promovida pelo Senac, os materiais serão destinados para a atividade, para que sejam confeccionados panos ou flanelas para uso em oficinas, por exemplo. O destino dos materiais depois de prontos ainda está sendo definido. Segundo a primeira-dama, uma das opções é encaminhar parte dos panos para as secretarias operacionais da Prefeitura, onde são executadas ações em oficinas e locais semelhantes, o que geraria economia aos cofres públicos, já que atualmente esses materiais são adquiridos pelo município.
“Penso que nós estamos resolvendo a questão da melhor forma possível, vamos dar uma utilidade para um material que provavelmente seria descartado. Unindo essas entidades, Município, Porto, Senac e a administração da Perg, nós conseguimos montar com isso um projeto que vai trazer um benefício, conseguimos buscar utilidade para esse material. Lá (na Perg) eles estão com uma oficina de costuraria, estão aprendendo, e vão poder transformar esses retalhos em algo que terá muita utilidade. Penso que é dessa forma, através das parcerias, que conseguiremos realizar um trabalho ao encontro da comunidade, sempre buscando alternativas”, afirmou a primeira-dama.
Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação