RS anuncia filiação com instituição ligada à agenda climática e desenvolvimento sustentável
Assinatura da filiação ao Iclei ocorreu em evento no Palácio Piratini
O governo gaúcho anunciou, nesta sexta-feira (9/9), a filiação do Estado ao quadro de associados do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade. Com a adesão, o Rio Grande do Sul terá à sua disposição a capacitação de seus servidores técnicos, oportunidades, ações conjuntas e acesso ao portfólio de atividades sensíveis aos interesses do relacionados à agenda climática e ao desenvolvimento sustentável.
A assinatura ocorreu em evento, no Palácio Piratini, com a presença da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, e do secretário executivo adjunto do Iclei, Rodrigo Corradi.
“Hoje é um dia importante para o Rio Grande do Sul, em especial para a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, que tem exercido a transversalidade entre as demais secretarias de Estado em busca de ações em prol da mitigação das mudanças climáticas. Temos certeza de que, a partir desta filiação, poderemos entregar os resultados que a sociedade, o Brasil e o mundo esperam”, disse Marjorie.
Os recursos da filiação são provenientes do projeto do governo que conta com R$ 193 milhões para o meio ambiente, sendo o maior montante, R$ 115 milhões, para ações relacionadas ao clima.
“A implementação da sustentabilidade se dá em nível local. Hoje temos mais de 2,5 mil associados no mundo e nove escritórios regionais. A nossa ideia como organização é que precisamos sentar com os nossos associados e estar junto no caminho da construção da agenda da sustentabilidade. Estamos atentos às demandas do Rio Grande do Sul para ajudar o Estado neste trabalho que já está estabelecido”, reforçou Corradi.
O Iclei é uma rede global que tem como objetivos influenciar as políticas de sustentabilidade e impulsionar a ação local para o desenvolvimento de baixo carbono.
Participaram do ato o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, o presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental, Renato Chagas, o presidente da Companhia Riograndense de Mineração, Melvis Barrios, além de representantes da prefeitura de Canoas, da Federação da Associação de Municípios do Rio Grande do Sul e da Ordem dos Advogados do Brasil.
RS pelo Clima
A Lei nº 13.594 de 2010 instituiu a Política Gaúcha sobre Mudanças Climáticas. Em 2021, o Estado esteve presente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança no Clima (COP26), na Escócia, onde reafirmou seu compromisso de neutralizar as emissões de carbono em 50% até 2030.
Em 2022, foi lançado projeto com recursos para o meio ambiente e para ações relacionadas ao clima. Além disso, o Rio Grande do Sul aderiu às campanhas “Race to Zero” e “Race to Resilience” de neutralização da emissão de gases do efeito estufa até 2050, e ativou o Fórum Gaúcho de Mudanças Climáticas. Ainda este ano, o Rio Grande do Sul estará presente na COP27, que acontecerá em novembro no Egito.
Ascom Sema-Fepam
Foto: Vanessa Trindade/Ascom Sema-Fepam