RS apresenta iniciativas de adaptação às mudanças climáticas na COP 24
O evento deste ano acontece em Katowice, na Polônia
O Rio Grande do Sul foi convidado a permanecer na iniciativa Regions Adapt, criada na 21ª edição da Conferência das Partes (COP 21), em 2015, e que está novamente reunida na COP 24. O evento acontece em Katowice, na Polônia. O RS foi um dos fundadores da iniciativa, que conta com o apoio de 35 governos regionais de países de todo mundo. O programa internacional tem o objetivo de armazenar informações e permitir a troca de experiências e qualificar as ações de adaptação às alterações no clima.
De acordo com a coordenadora Vanessa Pulgarin, o projeto Recursos Hídricos e Mudança Climática, coordenado pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), foi o que apresentou os melhores resultados, sendo destaque no relatório de 2017 e citado no relatório deste ano.
A secretária Ana Pellini revela que foram também apresentados o projeto de Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Rio Grande do Sul, que está em fase de conclusão e será a maior compilação de dados georreferenciados do RS, o Sistema de Outorga de Água do RS (Siout), que possibilita a regularização dos usuários de água de forma simples e rápida e a nova rede de monitoramento e a nova ferramenta de modelagem hidrológica do estado, operadas pelas Sala de Situação da Sema, como iniciativas concretas de adaptação às mudanças climáticas.
Acompanham a secretária na viagem, cujas despesas estão sendo custeadas pelo governo federal, com recursos da Agência Nacional de Águas (ANA), a secretária adjunta Maria Patrícia Möllmann; o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da Sema, Fernando Meirelles e o diretor técnico da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Gabriel Ritter.
SECOM RS
Foto: Divulgação