RS voltará a ter voos da capital para Pelotas e Santa Maria
Presidente da Azul anunciou nesta quarta (14/10) ao governador que companhia retomará em dezembros rotas regionais no Estado
Depois de sete meses de suspensão dos voos regionais no Rio Grande do Sul por causa da pandemia, o governador Eduardo Leite recebeu, nesta quarta-feira (14/10), a informação de que a Azul Linhas Aéreas retomará, a partir de 8 de dezembro, os voos ligando Porto Alegre aos municípios de Pelotas e Santa Maria.
“É uma importante notícia, que demonstra que as medidas adotadas até aqui de enfrentamento ao coronavírus foram acertadas e, ao mesmo tempo, que aponta e impulsiona a retomada da nossa economia. Um Estado como o nosso, grande em tamanho e em potencial de investimentos e negócios, precisa estar conectado. O virtual ajuda muito, mas não substitui as relações presenciais. O turismo, os empreendedores e todos os gaúchos têm muito a celebrar com a volta dos voos regionais internos”, afirmou o governador.
O presidente da companhia, John Rodgerson, durante a reunião por videoconferência, afirmou que as passagens dos voos de ida e volta, de segunda a sexta-feira, com capacidade para até 70 passageiros no turboélice ATR 72-600, começarão a ser vendidas neste sábado (17/10) pelo site da Azul.
Rodgerson garantiu, ainda, que a Azul seguirá todos os protocolos e medidas de higiene para evitar a propagação de coronavírus, como sempre fez. Prova disso, afirmou, é que a empresa tem quase 15 mil funcionários e registrou cerca de 300 casos de Covid-19.
“Estamos confiantes para voltar com os voos para Santa Maria e Pelotas neste primeiro momento, mas sabemos e queremos fazer muito mais no RS. Temos um planejamento para seguir retomando outras rotas regionais, que já tínhamos criado no ano passado, e, além disso, estamos pensando em novas linhas. Nós estamos voltando com força”, destacou o presidente da companhia.
Além de outros executivos da Azul, participaram da reunião de forma presencial, no Palácio Piratini, o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, deputado Frederico Antunes, além de, por vídeo, os secretários de Logística e Transportes, Juvir Costella, e de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal.
Segundo Costella, um grupo de trabalho já foi instaurado, incluindo diversas secretarias de governo, para estudar a revisão dos incentivos fiscais para a aviação regional, como o Decreto 54.685, de 1° de janeiro deste ano, que prevê a redução da base de cálculo do ICMS na compra de querosene de aviação no Rio Grande do Sul.
“A pandemia nos pegou de surpresa e precisamos analisar e revisar os critérios previamente estabelecidos, de forma a garantirmos o desenvolvimento do nosso Estado, que, com certeza, passa pela infraestrutura e logística”, afirmou o secretário.
“Vamos trabalhar para que as demais rotas regionais sejam retomadas ainda durante o primeiro semestre de 2021. Temos de aproveitar o enorme potencial econômico e turístico que nós temos fazendo com que o gaúcho voe mais, assim como recebamos mais visitantes e empresários”, afirmou o deputado Frederico Antunes.
A Gol Linhas Aéreas, que opera voos do interior do Rio Grande do Sul para São Paulo, manteve os voos de Passo Fundo e Caxias do Sul para Guarulhos (SP). A companhia também faz parte do grupo de trabalho que estuda as melhores condições para a avaliação regional no Estado.
Como ficam os voos da Azul no RS
PELOTAS
De segunda a sexta-feira:
• Porto Alegre–Pelotas
decolagem: 11h30 / pouso: 12h25
• Pelotas–Porto Alegre
decolagem: 13h10 / pouso: 14h
SANTA MARIA
De segunda a sexta-feira:
• Porto Alegre–Santa Maria
decolagem: 14h45 / pouso: 15h50
• Santa Maria–Porto Alegre
decolagem: 16h35 / pouso: 17h25
SECOM RS
Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini