Sacos de dormir artesanais já estão sendo entregues nas ruas de Rio Grande
As equipes de voluntários do “Pacto Pela Vida: O frio não espera” já estão distribuindo para a população em situação de rua, no Centro do Rio Grande, os sacos de dormir impermeáveis confeccionados nas últimas semanas. Ao todo, 13 peças já foram doadas. Ao longo desta semana serão realizadas outras rondas noturnas para entregar as 35 unidades restantes.
Na noite de sexta-feira (1), uma das primeiras paradas foi um barraco improvisado, com restos de obra, lonas e lençóis, na Avenida 1º de Maio, nos fundos do Cemitério Católico. No local vive Pedrinho, um velho conhecido da equipe da ONG Grupo Voluntários do Amor, que toda sexta passa por ali para deixar uma marmita. Desta vez, ao invés da comida, Pedrinho recebeu um saco de dormir, que parece ter chegado em boa hora. “Não tenho cobertor e quando chove a água entra aqui”, disse.
Não muito longe dali, na Avenida Buarque de Macedo, foi a vez de André receber a doação. Andarilho, ele conta não ter um ponto fixo onde ficar e que costuma percorrer a cidade com seus dois cães, levando tudo o que tem em um carrinho de supermercado. Além da comida quente, o saco de dormir foi recebido com alegria, pois conta que no último temporal perdeu o único cobertor que tinha.
“Ficar na rua é difícil, mas com o trabalho que vocês realizam fica um pouco mais fácil”, disse.
O Projeto
As peças que estão sendo distribuídas foram confeccionadas de forma voluntária pelas artesãs do Grupo Arte no Praça, dentro de um projeto planejado entre o Shopping Center Praça Rio Grande e a Prefeitura.
Os sacos de dormir foram feitos com sacos plásticos, cobertores de casal e caixas de leite UHT limpas e desmontadas, doadas pela comunidade. O saco plástico atua como impermeabilizante da peça, garantindo que o cobertor duplo não entre em contato com líquidos, enquanto as caixas de leite são colocadas no meio da camada de cobertores, auxiliando no processo de isolamento térmico e impedindo a passagem do frio.
A gerente de marketing do Praça Rio Grande, Michelle Rossettini, diz que o shopping continuará arrecadando doações de materiais para confecção de novas peças. As doações podem ser deixadas na Sala do Bem, no corredor da hélice.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação