GeralNotícias

Saiba como ter acesso a vagas de qualificação profissional

Meta do Programa Manuel Querino é qualificar 100 mil pessoas em um ano

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) anunciou investimentos de R$ 60 milhões no Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, que tem o objetivo de alcançar cerca de 100 mil trabalhadores em um ano. As vagas serão disponibilizadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), por universidades e institutos federais que aderiram ao programa.

Segundo o secretário de Qualificação e Fomento à Geração de Emprego e Renda do MTE, Magno Lavigne, o programa atua dentro da estratégia do governo federal do Qualifica PAC que busca identificar as vocações econômicas regionais e os gargalos de formação para induzir a qualificação. São cursos em seis áreas de atuação: economia verde e azul; economia digital e neoindustrialização, economia da cultura e criativa, economia do cuidado e da saúde, economia do turismo e economia popular e solidária.

Os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, ao todo R$40 milhões, serão descentralizados e direcionados aos fundos de estados e municípios integrantes do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Cada região participante vai disponibilizar as capacitações conforme o plano apresentado para o seu território, de acordo com estudo de demanda previamente realizado.

Para as 60 mil vagas que serão disponibilizadas por meio do Sine, o trabalhador deve acessar a rede pelo Portal Emprega Brasil e verificar nas secretarias estaduais e municipais quais qualificações foram disponibilizados para o seu território, pelo programa.

Instituições federais

No caso de universidades e institutos federais, para o primeiro ano do programa, foram firmados acordos com as instituições para oferta de cursos com carga horária mínima de 200 horas e também alinhados com a vocação econômica do território. Serão mais 40 mil vagas.

“Já tem uma articulação da universidade a partir das linhas de estudo dos professores daquele setor. Então você tem uma vinculação com a trilha de qualificação da universidade e do instituto, para permitir que o trabalhador, inclusive possa viver na estrutura de educação formal federal, com o objetivo de instigá-lo a ir além”, destaca Magno.

Nesses casos, as instituições federais de ensino disponibilizarão os cursos de capacitação por meio dos seus canais de inscrição.

Universidades e institutos federais participantes

  1. Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
  2. Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  3. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  4. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  5. Universidade Federal de Goiás (UFGO)
  6. Instituto Federal da Bahia (IFBA)
  7. Universidade Federal Fluminense (UFF)
  8. Universidade Federal do ABC
  9. Universidade Federal de Sergipe (UFSE)
  10. Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSPE)
  11. Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  12. Instituto Federal da Bahia (IFBA)
  13. Universidade Federal do ABC
  14. Universidade Federal do Tocantins (UFTO)
  15. Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  16. Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
  17. Universidade Federal de Goiás (UFGO)
  18. Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  19. Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
  20. Universidade Federal do Tocantins (UFTO)
  21. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  22. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  23. Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
  24. Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)
  25. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF)

Escola do Trabalhador

Além das 200 horas de capacitação oferecidas pelas instituições federais, o MTE também disponibilizou vagas de qualificação em tecnologia e produtividade nos cursos oferecidos por meio da Escola do Trabalhador 4.0, para complementar as qualificações. São cursos como letramento digital e de educação financeiro com Excel, com 5 milhões de vagas disponíveis por meio de Educação à Distância (EaD) e inscrições diretamente neste site.

Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

 

Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.