Notícias

Sala de Situação conta com nova ferramenta de previsão de vazão dos rios

Até o final deste ano o modelo estará rodando no ambiente da Sala de Situação em modo de teste

Uma nova ferramenta foi incorporada à operação da Sala de Situação da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). Trata-se do ajuste de um modelo hidrológico para previsão de vazões para os rios gaúchos. O modelo, criado no Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Ufrgs, foi desenvolvido especialmente para esse tipo de prognóstico.

A partir dos modelos de estimativa de chuva operados na Sala de Situação, o modelo hidrológico roda a previsão de vazões, ou seja, o prognóstico de cheia em resposta às chuvas de modo a antecipar eventos críticos de cheia e estiagem. Ele produz também um mapa de alerta, com base em limiares pré-definidos de forma a classificar os principais rios do estado entre as condições de observação, atenção e alerta.

Até o final deste ano o modelo estará rodando no ambiente da Sala de Situação em modo de teste, mas a expectativa é que em 2019 os resultados sejam incorporados aos boletins produzidos e também à plataforma on line.

A Sala de Situação é responsável pela previsão das condições hidrometeorológicas do estado com o objetivo de minimizar os efeitos adversos de secas e inundações. Os boletins produzidos no centro de monitoramento subsidiam a tomada de decisão da Defesa Civil para todo estado.

O projeto nasceu de uma cooperação técnica entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Sema. No entanto, por iniciativa da Secretaria, o projeto gaúcho teve seu escopo expandido a partir da contratação via licitação da Somar Meteorologia, empresa especializada no monitoramento hidrometeorológico.

O projeto no formato atual iniciou em fevereiro de 2016 e tem metas a serem atingidas até 2022.

SECOM RS

Foto: Divulgação/Sema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.