Notícias

Sala do Pescador recebe quase 200 pescadores em Outubro

Uma das diretrizes do Projeto Pinípedes do Sul é realizar um trabalho direcionado a pescadores industriais que atracam suas embarcações no Porto Histórico do Município. Para isso, existe a Sala do Pescador, um espaço de diálogo e troca de experiências criado pelo Projeto em parceria com a Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG). Como resultado deste trabalho, no mês de Outubro foram registradas 192 visitas de pescadores no espaço.

O espaço é localizado no Armazém A5 do Porto Histórico do Rio Grande e sua relevância é justificada pelo registro de informações sobre a interação dos animais marinhos com a pesca e pelas orientações sobre a prática da pesca responsável. O Projeto Pinípedes do Sul é executado pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (NEMA) e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental que tem por objetivo contribuir para a conservação do meio ambiente e para o desenvolvimento local nas áreas onde atuamos.

No escopo do Projeto, é previsto o atendimento de cerca de 720 pescadores que participarão de ações informativas e educativas, palestras, cursos e eventos promovidos pela equipe técnica do Pinípedes. Na atualidade os números de visitas a sala crescem mensalmente, assim como a vontade dos pescadores de compartilhar suas experiências vivenciadas no mar e compreender as medidas e ações para a pesca responsável e conservação da zona costeira e marinha.

Além disso, a equipe técnica do Pinípedes do Sul disponibiliza aos pescadores que participam das atividades da Sala, materiais promocionais que direcionam as temáticas: sensibilização para a prática de pesca responsável e redução dos conflitos com os pinípedes.

Sobre o Projeto

O Projeto Pinípedes do Sul tem o objetivo de reduzir as ameaças à conservação das espécies de Pinípedes, que constitui o grupo de mamíferos marinhos que inclui as focas, leões e lobos-marinhos e das tartarugas marinhas no sul do Brasil e aumentar o nível de proteção de duas Unidades de Conservação – Refúgio de Vida Silvestre do Molhe Leste (São José do Norte, RS) e Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos (Torres, RS), onde há grande concentração desses animais.

Texto e Foto: Assessoria de Comunicação Projeto Pinípedes do Sul – NEMA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.