Santa Casa do Rio Grande permanece com a enfermaria covid-19 interditada, entenda a situação
De acordo com a Instituição, será protocolado nesta quinta (27) novo documento junto aos órgãos fiscalizadores
Desde a terça-feira (11/08), a Santa Casa do Rio Grande está com a enfermaria covid-19 interditada pela 3ª Coordenaria Regional de Saúde (3ª CRS). A Santa Casa do Rio Grande protocolou no sábado (22/08) a defesa técnica junto a 3ª CRS. Nesta quarta-feira (26/08), após nova vistoria, a 3ª CRS solicitou os seguintes documentos, sob condição necessária para a desinterdição da enfermaria covid-19: declaração da Instituição da Santa Casa do Rio Grande comprovando o vínculo existente entre os profissionais médicos atuantes na escala da Enfermaria São Lucas III com a Instituição; designação oficial do profissional médico para atuar como coordenador da CCIH do hospital, conjuntamente com a equipe de enfermagem e direção técnica, nomeada pela Portaria 04/2020 de 19/08/2020; elaboração de escala médica para os meses de agosto e setembro, contemplando atendimento presencial 24h por dia, 7 dias por semana, para atendimento exclusivo aos pacientes internados na enfermaria São Lucas II, composta por um mínimo de seis profissionais diferentes, respeitando o limite máximo de 60 horas para cada profissional. E ainda, relação nominal dos médicos que substituem aqueles afastados, conforme a notificação extra judicial.
A Santa Casa do Rio Grande informou que um novo documento será protocolado nesta quinta (27/08), junto aos órgãos fiscalizadores.
Atualmente, a Santa Casa do Rio Grande possui 44 leitos na enfermaria covid-19 e apenas um ocupado. Os leitos de UTI Covid-19 permanecem abertos para novas internações.
A Santa Casa do Rio Grande também aguarda retorno da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde para habilitação de 10 novos leitos de UTI. Com a liberação dos leitos, o município passará a ter 20 leitos de UTI Covid-19 adulto, aptos para atender pacientes de Rio Grande e 21 municípios da região.
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Divulgação