Santa Casa promove Dia D de conscientização e incentivo a doação de órgãos
Com o intuito de transmitir informações, responder dúvidas e desmistificar o assunto “Doação de órgãos”, na tarde desta terça-feira, 15, o Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande, por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO 5), Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) e setor de Comunicação, realizaram um dia D de conscientização e incentivo a causa.
Todos os setores do Hospital Geral, receberam a visita do ilustre mascote da Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos (ADOTE), o Vili. Na ocasião, foi feita a distribuição de panfletos, momentos de reflexão e fotos com colaboradores declarados doadores.
A atividade fez parte do calendário da campanha do Setembro Verde, voltada ao incentivo a doação de órgãos, aderida pelo Complexo. Durante o noite, também ocorreu uma palestra online, tratando sobre a temática.
“Infelizmente, devido a pandemia, este ano, as ações do Setembro Verde estão sendo um pouco limitadas, mas, dentro das possibilidades, buscamos deixar em evidência este assunto tão importante e nobre. Com apenas um sim, até oito (8) pessoas podem ser salvas com transplante de órgãos. Atualmente temos uma lista de espera crescente e de alguma forma poder contribuir para a reflexão e sensibilização para conquista de novos doadores, é primordial”, comenta a administração/direção técnica/direção.
Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT)
A CIHDOTT, atuante na Santa Casa do Rio Grande desde 2001, é a comissão responsável por notificar todos os casos de suspeita de morte encefálica (conforme resolução 1480/97) e manter contato permanente com a Central de Transplantes.
Tem como objetivos auxiliar na organização e viabilização do processo de captação e identificar potenciais doadores. Além disso, oferecer suporte aos familiares de pacientes em morte encefálica e sensibilizar a comunidade e profissionais da saúde sobre a importância da temática.
Organização de Procura de Órgãos (OPO)
A OPO é um órgão executivo da Comissão Nacional de Transplantes de Órgãos e Tecidos que tem seu propósito na identificação, manutenção e captação de potenciais doadores, bem como divulgar a política de transplantes, manter uma interação permanente com as áreas potenciais de doação e equipes de transplantes.
Assim como a CIHDOTT, busca conscientizar a todos sobre importância de se reconhecer doador. Desde 2011, o hospital sedia a OPO 5, referência para os municípios de Rio Grande, Pelotas, Canguçu e Bagé, funcionando ininterruptamente na atuação do Enfermeiro de Plantão, através da Busca Ativa em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI).
The gallery was not found!Construa um novo amanhã para quem necessita, diga sim a doação de órgãos, diga sim a vida. Se for seu desejo, não esqueça, avise sua família!
Assessoria de Comunicação Complexo Hospitalar Santa Casa do Rio Grande
Foto: Divulgação